O USO DAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS: NOVAS PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Authors

  • Rogério Marcondes Noleto
  • Valdirene Pereira Santana Langer
  • Deijanira Oliveira dos Santos Linck
  • Regiane Cristina da Silva Araújo
  • Aparecida Cavalcante Amaral
  • Ismone Tagino de Lima Fortes

Abstract

Considerando a relevância dos avanços tecnológicos de nossa sociedade atual e a relevância do uso dessas tecnologias no mundo do trabalho, este artigo tem como objetivo refletir sobre a utilização das mídias nas práticas pedagógicas dos professores, enfatizando também a importância da formação docente para o uso das novas tecnologias em sala de aula. As mídias digitais na Educação integram todas as áreas do conhecimento, portanto os professores precisam estar aptos a operarem novas tecnologias para poderem inserir seus conteúdos educacionais nas diferentes formas de ler e escrever. Ferramentas como e-mails, sites e equipamentos eletrônicos são novas ferramentas de aprendizagem que passam a compor os ambientes de ensino. Desta forma, a metodologia deste trabalho deu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica, com investigação de caráter exploratório por meio de uma abordagem qualitativa. A fundamentação teórica se baseia nos estudos realizados por Lévy (2003), Moran (2012), Kenski (2012), entre outros estudiosos que contribuíram sobre esse tema. Assim, as novas tecnologias oferecem vários tipos de mídias que são utilizados em larga escala, aparelhos tecnológicos como computadores, celulares, tablets, a maioria deles com acesso a rede de internet, tornam o dia a dia das pessoas cada vez mais digital e acelerado.

References

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: “o futuro do pensamento na era da informática”. Rio de Janeiro: Ed.34, 2003.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

Published

2024-11-05

How to Cite

Noleto, R. M., Langer, V. P. S., Linck, D. O. dos S., Araújo, R. C. da S., Amaral, A. C., & Fortes, I. T. de L. (2024). O USO DAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS: NOVAS PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Interfaces Do Conhecimento, 6(2). Retrieved from http://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/953

Issue

Section

Artigos