A LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA
Abstract
O presente trabalho se refere à importância da literatura infantil como método pedagógico para o ensino da prática da leitura literária, uma atividade indispensável para a formação de qualquer criança. Dessa forma, pretende-se apresentar a contribuição do ato de contar histórias na sala de aula, demonstrando como o professor pode inserir a narração de história na sala de aula, além de servir apenas para proporcionar entretenimento. É importante salientar que a literatura infantil abrange não somente histórias, mas também contos, canções, poemas, mitos, narrativos, narrativos, encantamento e encantamento. A literatura infantil contribui significativamente para o processo de formação da criança quanto às suas competências leitoras e imaginação. Atualmente, temos um grande número de autores que têm grande potencial para criar boas e belas histórias. A metodologia do presente estudo será uma pesquisa bibliográfica, que envolve artigos, livros e materiais que contenham conteúdos explorando os efeitos que a literatura infantil tem no desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Será conduzida uma pesquisa bibliográfica sob abordagem qualitativa. Para tanto, baseou-se em autores conceituados ancorados nos estudos realizados por Barros (2013), Coelho (2000), Regina Zilberman (1994), Simões (2000), entre outros que contribuíram com o tema abordado. Assim, os professores que oferecerem pequenas doses diárias de leitura agradável, sem forçar, com naturalidade, desenvolverão na criança um hábito que a acompanhará pela vida toda. É indispensável que o professor analise a idade cronológica da criança e, sobretudo, o estágio de desenvolvimento de leitura em que ela está para assim ter bons resultados por meio da literatura infantil.
Palavras-chave: Literatura infantil. Professor. Aprendizagem.