SUJEITO, LEITURA E CONTEXTO: A FORMAÇÃO DO LEITOR E AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO

Autores/as

  • Jerônima Ana de Jesus Faculdade Cathedral
  • Sandra Maria Araújo Faculdade Cathedral

Resumen

O presente estudo traz considerações sobre a leitura como um processo de compreensão e apreensão de sentidos, levando em conta o educando como sujeito ativo e interativo nesse processo. Reflexões sobre a formação do leitor na universidade são feitas, tendo em vista os fatores que contribuem para a não formação de bons leitores na Educação Básica e os reflexos disto no desempenho linguístico do estudante universitário. Além disso, ressalta-se o papel do docente universitário, como facilitador e mediador do ensino da leitura, para que se formem leitores proficientes, sujeitos de leitura. Considera-se que a leitura é um processo de construção de significados, apreendidos na interação leitor-texto-autor, observadas as condições de produção. Os caminhos para a formação de leitores nessa perspectiva dependem da desconstrução das concepções de leitura, trabalhadas ao longo da formação básica do educando.

Biografía del autor/a

Jerônima Ana de Jesus, Faculdade Cathedral

Especialista em Estudos da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela UNIVERSO/GO; em Lingüística textual pela UFG/GO e em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia, Barra do Garças - MT. Professora de Ensino Fundamental e Médio, aposentada pela Secretaria Municipal de Ensino de Goiânia-Go; professora de Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia - Barra do Garças - MT. 

Sandra Maria Araújo, Faculdade Cathedral

Mestre em Educação à Distância pela Universidade Federal do Ceará (UFC); especialista em Didática do Ensino Superior pala Faculdade de Cacoal – RO e em Educação Interdisciplinar pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande – Barra do Garças – MT. Professora de Ensino Fundamental pela Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso – MT e do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia - Barra do Garças MT

Citas

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Cómo citar

de Jesus, J. A., & Araújo, S. M. (2012). SUJEITO, LEITURA E CONTEXTO: A FORMAÇÃO DO LEITOR E AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO. Revista FACISA ON-LINE, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/8

Número

Sección

Artigos