A IMPORTÂNCIA DO FORTALECIMENTO MUSCULAR NA RECUPERAÇÃO DE ROMPIMENTO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR EM JOGADORES DE FUTEBOL AMADOR E PROFISSIONAL

Autores

  • Gleisiane Conceição dos Santos Faculdade Santo Antonio

Resumo

RESUMO: O joelho é uma parte do corpo humano que desempenha papel significativo, principalmente na marcha e sustentação do indivíduo. O ligamento cruzado anterior (LCA) atua como limitante da instabilidade anterior e rotação interna da tíbia. O rompimento parcial ou total do LCA é uma das lesões mais comuns em jogadores de futebol. o treino de fortalecimento muscular no pós operatório torna-se um recurso fundamental, pois auxilia na recuperação da potência, velocidade e estabilização do joelho. Desta forma, este artigo tem como objetivo, apresentar as técnicas de reeducação e fortalecimento neuromuscular em atletas do futebol amador ou profissional. Foi elaborada uma revisão de literatura qualitativa explorativa. A busca dos artigos foi realizada nas principais bases de processamento. Dos estudos selecionados, 2 utilizaram no tratamento exercícios de fortalecimento associado a estimulação elétrica, e 2 utilizaram apenas exercícios de fortalecimento utilizando resistências com acessórios, como bandagens elásticas. Foi constatado eficácia na aplicação do tratamento, tanto de forma associada, quanto de forma isolada nos 4 experimentos pesquisados. Desta forma, pode-se concluir que, a aplicabilidade do fortalecimento muscular durante a recuperação do rompimento de LCA é de grande importância, em visto que as musculaturas adjacentes ao LCA desempenham papel crucial na estabilização deste ligamento.

Biografia do Autor

Gleisiane Conceição dos Santos, Faculdade Santo Antonio

Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Ortopédica

Downloads

Publicado

2025-08-28

Como Citar

CONCEIÇÃO DOS SANTOS, Gleisiane. A IMPORTÂNCIA DO FORTALECIMENTO MUSCULAR NA RECUPERAÇÃO DE ROMPIMENTO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR EM JOGADORES DE FUTEBOL AMADOR E PROFISSIONAL. Revista FACISA ON-LINE, [S. l.], v. 13, n. 01, 2025. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/949. Acesso em: 1 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos