MEMÓRIAS E IDENTIDADES NA FESTA DE SANTO ANTÔNIO EM BARRA DO GARÇAS-MT – 1951-2015

Autores/as

  • Iara Toscano Correia Universidade Federal de Uberlândia

Resumen

Em meio à plêiade de santos cultuados no universo devocional católico, Santo Antônio é um dos mais celebrados em muitos pontos do Brasil. No município de Barra do Garças, no Estado de Mato Grosso, isso não é diferente.  Contudo, ali, há, pelo menos, noventa anos, esse santo tem sido o centro de prolongados festejos, com direito a duas semanas inteiras de badaladas comemorações. A pesquisa propôs compreender de que maneira as memórias da Festa de Santo Antônio em Barra do Garças-MT contribuem para a construção de uma memória social sobre a cidade. Para atingir tal expectativa, delineou-se como objetivo construir um banco de História Oral, com depoimentos dos moradores mais antigos do município, agentes sociais e autoridades eclesiais que participam e/ou promovem o evento. Esses relatos permitiram refletir sobre as permanências/transformações ocorridas na festa, ao longo dos anos, avaliando de que maneira discursos de identidade e tradição atuam, ou não, como argumentos de manutenção do evento e de que maneira essas recordações permitem repensar os termos da história local.

Biografía del autor/a

Iara Toscano Correia, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia, professora e pesquisadora do curso de História da Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí.

Cómo citar

Correia, I. T. (2017). MEMÓRIAS E IDENTIDADES NA FESTA DE SANTO ANTÔNIO EM BARRA DO GARÇAS-MT – 1951-2015. Revista FACISA ON-LINE, 5(2). Recuperado a partir de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/131

Número

Sección

Artigos