DEPENDÊNCIA FINANCEIRA DA VÍTIMA FRENTE AO SEU AGRESSOR:

EXPLORANDO O CONCEITO DO CAPITAL INVISÍVEL NA PERSPECTIVA JURÍDICA

Authors

  • Karoliny Campos Matos UniCathedral
  • Renata Beatriz Bilégo UniCathedral
  • André Assis Lôbo de Oliveira IFMT
  • Célia Márcia Gonçalves Nunes Lôbo Centro Universitário UniCathedral http://orcid.org/0000-0001-8811-814X

Abstract

Este estudo apresenta uma reflexão acerca da relação entre a dependência financeira e a violência doméstica contra mulheres. Tem como objetivo analisar a abordagem dessa temática dentro do ordenamento jurídico focando no conceito de capital invisível, que se refere ao trabalho doméstico não remunerado, realizado de forma contínua por mulheres, e que, apesar de sua importância, é desvalorizado. Trata-se de uma pesquisa básica, de cunho qualitativo, realizada por meio da pesquisa exploratória e bibliográfica, ressaltando-se o método dedutivo como método de abordagem e o monográfico como método de procedimento. Durante o estudo, buscou-se responder ao seguinte questionamento: como é tratado, no ordenamento jurídico, o conceito de capital invisível com relação à dependência financeira de mulheres vítimas de agressão? Para o desenvolvimento da pesquisa, foi fundamental o estudo de autores como Federici (2019), Dias (2018), Oliveira (2010) e Capez (2007). Concluiu-se que a dependência financeira é um fator crítico que perpetua a violência contra mulheres, dificultando a ruptura da relação com o agressor. Destacou-se, também, a necessidade de considerar o valor econômico do trabalho doméstico não remunerado para promover a igualdade de gênero e desenvolver políticas públicas eficazes que protejam as mulheres economicamente vulneráveis. Além disso, o Estado deve adotar medidas que não apenas punam os agressores, mas que ofereçam suporte financeiro e psicológico às vítimas, diminuindo a desigualdade de gênero e fortalecendo os direitos das mulheres.

Author Biographies

Karoliny Campos Matos, UniCathedral

Acadêmica do Curso de Direito, do UniCathedral – Centro Universitário Cathedral.

Renata Beatriz Bilégo, UniCathedral

Mestre em Direitos Humanos e Direitos Fundamentais. Especialista em Docência, em Processo Civil e em Direito Público. Docente no Curso de Direito, do UniCathedral – Centro Universitário Cathedral.

André Assis Lôbo de Oliveira, IFMT

Doutor e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Grupo de Pesquisa Multidisciplinar do IFMT Vale do Araguaia (GPMIF), Barra do Garças - MT, Brasil.

Célia Márcia Gonçalves Nunes Lôbo, Centro Universitário UniCathedral

Doutora e Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Licenciatura Plena em Letras (UFMT). Docente de Língua Portuguesa no Curso de Direito do Centro Universitário UniCathedral.

Published

2025-08-28

How to Cite

CAMPOS MATOS, Karoliny; BILÉGO, Renata Beatriz; LÔBO DE OLIVEIRA, André Assis; GONÇALVES NUNES LÔBO, Célia Márcia. DEPENDÊNCIA FINANCEIRA DA VÍTIMA FRENTE AO SEU AGRESSOR:: EXPLORANDO O CONCEITO DO CAPITAL INVISÍVEL NA PERSPECTIVA JURÍDICA. Revista FACISA ON-LINE, [S. l.], v. 13, n. 01, 2025. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/1047. Acesso em: 1 sep. 2025.

Issue

Section

Artigos