ENSINO MÉDIO EM MOVIMENTO: A IMPLEMENTAÇÃO DE ELETIVAS E TRILHAS EM UMA PERSPECTIVA ATIVA E TECNOLÓGICA EM MATO GROSSO

Authors

  • Vera Lúcia Macedo de Oliveira Teixeira Centro Universitário UniCathedral
  • Danielle Gonçalves Sena
  • Elisângela Abreu Silva

Abstract

Este artigo analisa a introdução de disciplinas eletivas, trilhas de aprofundamento e metodologias ativas no Ensino Médio do estado de Mato Grosso, considerando o papel das tecnologias educacionais na promoção de práticas pedagógicas mais dinâmicas e significativas. O objetivo foi investigar a eficácia dessas inovações curriculares no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, com foco na personalização do ensino e no protagonismo estudantil. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, por meio de revisão integrativa da literatura e análise documental, abrangendo publicações entre 2018 e 2024, incluindo legislações, dados oficiais e produções acadêmicas. Os dados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que a inserção de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos e a sala de aula invertida, aliadas ao uso de tecnologias digitais, favorece o engajamento dos estudantes, o desenvolvimento de competências socioemocionais e a aprendizagem colaborativa. Conclui-se que tais estratégias representam avanços significativos para a reformulação do Ensino Médio, desde que acompanhadas por investimentos em infraestrutura tecnológica e formação continuada dos docentes.

Author Biography

Vera Lúcia Macedo de Oliveira Teixeira , Centro Universitário UniCathedral

Mestre em Educação, Especialista em Didática e Docência no Ensino Superior, Licencid em Pedagogia

Published

2025-08-28

How to Cite

MACEDO DE OLIVEIRA TEIXEIRA , Vera Lúcia; GONÇALVES SENA, Danielle; ABREU SILVA, Elisângela. ENSINO MÉDIO EM MOVIMENTO: A IMPLEMENTAÇÃO DE ELETIVAS E TRILHAS EM UMA PERSPECTIVA ATIVA E TECNOLÓGICA EM MATO GROSSO. Revista FACISA ON-LINE, [S. l.], v. 13, n. 01, 2025. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/1045. Acesso em: 1 sep. 2025.

Issue

Section

Artigos