Competitividade e inovação no agronegócio: revisão sistemática da literatura
Resumo
O objetivo deste artigo foi compreender as modificações das relações entre competitividade e inovação no agronegócio, bem como as metodologias empregadas nos artigos analisados, as cadeias estudadas e a quantidade de pesquisas sobre o tema, mediante uma revisão sistemática internacional da literatura. Para tanto, foi feita uma pesquisa na base de dados Scopus no período de janeiro de 2013 a janeiro de 2023. O processo de inclusão e exclusão dos trabalhos deu-se a partir do protocolo de Cronin et al. (2008) e a análise de dados foi realizada por meio da técnica de análise do conteúdo. Os resultados encontrados mostram que a literatura internacional sobre inovação e competitividade no agronegócio é limitada e escassa, evidenciando lacunas de investigação. Nos trabalhos analisados foi possível notar que não há diversidade entre as formas de se relacionar a inovação com a competitividade.Downloads
Publicado
2025-08-28
Como Citar
NOGUEIRA, Matheus Lira; CRUZ, Jose Elenilson; WANDER, Alcido Elenor. Competitividade e inovação no agronegócio: revisão sistemática da literatura. Revista FACISA ON-LINE, [S. l.], v. 13, n. 01, 2025. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/934. Acesso em: 1 set. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2025 Revista FACISA ON-LINE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantem os direitos autorais de seus trabalhos, sem restrições.