PRINCIPAIS TRANSTORNOS EMOCIONAIS CAUSADOS NA CRIANÇA QUE SOFRE SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL

Autores

  • Ronyse Castro Guimarães
  • Otamiro Araújo Fernandes
  • Luzia Maria de Morais Nogueira y Rocha

Resumo

A Síndrome da Alienação Parental é um problema enfrentado pela maioria das famílias que passam pelo processo litigioso de separação e será trabalhado nesta pesquisa, tendo como tema Principais transtornos emocionais causados na criança que sofre da Síndrome da Alienação Parental, buscando compreender de forma mais abrangente tais transtornos, como se manifestam nas crianças, seus efeitos e consequências bem como a forma que a criança reage frente a tais transtornos. Traz um breve histórico de família, o conceito tanto da alienação parental como da Síndrome da Alienação Parental, os sinais para que se identifique a síndrome, as características e condutas do alienador, os estágios que ocorrem no decorrer da Síndrome da Alienação Parental, as sequelas que esta deixa nos envolvidos e a forma que o poder judiciário deve agir ao se deparar com o problema nos casos existentes nas varas de família no desenrolar de uma separação litigiosa. Utilizou-se neste estudo a pesquisa bibliográfica, partindo da análise de obras que tratam da temática do assunto e que deu sustentação para exposição e conclusão da pesquisa.

Biografia do Autor

Ronyse Castro Guimarães

Acadêmica do 10° Semestre do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia- FACISA.

Otamiro Araújo Fernandes

Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, Professor do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia/MT - FACISA.

Luzia Maria de Morais Nogueira y Rocha

Doutorado em Ciências Pedagógicas. Defesa - novembro 2007 pela Universidad Central Marta Abreu de Las Villas (CUBA) revalidado pela UNESP, Brasil (2014). Coordenadora Adjunta do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas Sociais e Aplicadas do Araguaia - FACISA.

Referências

ALEMÃO, Kário Andrade de. Síndrome da alienação parental. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11477>. Acesso em: 26 jul. 2013.

BRASIL. Constituição Federal. 64 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

altera o art. 236 da Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, DF, 26 ago.de 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12318.htm >. Acesso em: 05 ago.2013.

D’ANGELO, Suzi e Elcio. Direito de família. 2.ed. Leme, SP: Anhanguera Editora, 2012.

DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias. 9. ed. São Paulo, SP: RT, 2013.

GARCEZ, Christiane. Alienação parental e violação ao convívio familiar. Rio de Janeiro 2011. Disponível em: <http://www.emerj.rj.gov.br/paginas/trabalhos_conclusao/2semestre2011/trabalhos_22011/ChristianeTavaresKlaynGarcez.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2013.

PALERMO. Roberta. Ex-marido, pai presente: dicas para não cair na armadilha da alienação parental. São Paulo, SP: Mescla, 2012.

SILVA, Evandro Luiz et al. Síndrome da alienação parental e a tirania do guardião: aspectos psicológicos, sociais e jurídicos. Porto Alegre, RS: Equilíbrio, 2012.

TRINDADE, Jorge. Incesto e alienação parental: realidades que a justiça insiste em não ver. In. DIAS, Maria Berenice (coord). Síndrome da alienação parental. 2 ed. São Paulo, SP: Revista dos Tribunais, 2010.

Downloads

Como Citar

Guimarães, R. C., Fernandes, O. A., & Rocha, L. M. de M. N. y. (2015). PRINCIPAIS TRANSTORNOS EMOCIONAIS CAUSADOS NA CRIANÇA QUE SOFRE SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL. Revista FACISA ON-LINE, 4(2). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/89