SUJEITO, LEITURA E CONTEXTO: A FORMAÇÃO DO LEITOR E AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO

Autores

  • Jerônima Ana de Jesus Faculdade Cathedral
  • Sandra Maria Araújo Faculdade Cathedral

Resumo

O presente estudo traz considerações sobre a leitura como um processo de compreensão e apreensão de sentidos, levando em conta o educando como sujeito ativo e interativo nesse processo. Reflexões sobre a formação do leitor na universidade são feitas, tendo em vista os fatores que contribuem para a não formação de bons leitores na Educação Básica e os reflexos disto no desempenho linguístico do estudante universitário. Além disso, ressalta-se o papel do docente universitário, como facilitador e mediador do ensino da leitura, para que se formem leitores proficientes, sujeitos de leitura. Considera-se que a leitura é um processo de construção de significados, apreendidos na interação leitor-texto-autor, observadas as condições de produção. Os caminhos para a formação de leitores nessa perspectiva dependem da desconstrução das concepções de leitura, trabalhadas ao longo da formação básica do educando.

Biografia do Autor

Jerônima Ana de Jesus, Faculdade Cathedral

Especialista em Estudos da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela UNIVERSO/GO; em Lingüística textual pela UFG/GO e em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia, Barra do Garças - MT. Professora de Ensino Fundamental e Médio, aposentada pela Secretaria Municipal de Ensino de Goiânia-Go; professora de Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia - Barra do Garças - MT. 

Sandra Maria Araújo, Faculdade Cathedral

Mestre em Educação à Distância pela Universidade Federal do Ceará (UFC); especialista em Didática do Ensino Superior pala Faculdade de Cacoal – RO e em Educação Interdisciplinar pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande – Barra do Garças – MT. Professora de Ensino Fundamental pela Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso – MT e do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia - Barra do Garças MT

Referências

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Como Citar

de Jesus, J. A., & Araújo, S. M. (2012). SUJEITO, LEITURA E CONTEXTO: A FORMAÇÃO DO LEITOR E AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO. Revista FACISA ON-LINE, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/8

Edição

Seção

Artigos