JEAN-JACQUES ROUSSEAU: ALGUMAS PERCEPÇÕES EM RELAÇÃO A “EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO”

Autores

  • Gleison Peralta Peres Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT); Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPTE) e Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso - SEDUC/MT

Resumo

RESUMO: Em Emílio ou da Educação, Rousseau descreve a trajetória educativa de Emílio, buscando apresentar o passo a passo da infância até a vida adulta. Para essa compreensão temos como objetivo explicar alguns conceitos da própria sociedade e do estado da natureza até o social. Diante deste cenário, realizamos a pesquisa bibliográfica, buscando através da literatura, exemplificar alguns elementos de compreensão dessas fases do desenvolvimento através da obra Emílio, e de autores como Dalbosco (2005), Silva (2007) e Vasconcelos (1998). Buscamos apresentar como resultados algumas ideias gerais de Rousseau e a relação do homem e a sociedade e os impactos proporcionados ao longo de sua trajetória intelectual.

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Modernidade. Rousseau.

Biografia do Autor

Gleison Peralta Peres, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT); Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPTE) e Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso - SEDUC/MT

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Especialista em Metodologia do Ensino de História e GEografia; Gestão Ambiental e Gestão Escolar. Graduado em Pedagogia e História. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE). Professor da Educação Básica do Estado de Mato Grosso na disciplina de História desde 2011.

Referências

CABRAL, João Francisco Pereira. "A educação no “Emílio” de Rousseau"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/a-educacao-no-emilio-rousseau.htm. Acesso em: 22 de junho de 2021.

DALBOSCO, Cláudio Almir. Teoria social, antropologia filosófica e educação natural em Rousseau. In: DALBOSCO, Cláudio Almir. FLIKINGER, Hans Georg (Org.). Educação e maioridade: dimensões da racionalidade pedagógica. 1ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005, p. 70-103.

NOGARO, Arnaldo. POKOJESKI, Sueli. O conceito de educação no Emílio de Rousseau. REP - Revista Espaço Pedagógico, v. 11, n. 2, Passo Fundo, p. 92-110 - jul./dez. – 2004. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8010. Acesso em: 15 de junho de 2022.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. 1ª ed. Brasília: UnB, 1989. p. 192.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 744.

SILVA, Roberto Bitencourt da. Democracia e Educação sob a Ótica de Rousseau. Revista Democratizar, v. I, n. 1, set. / dez. 2007. Disponível em: https://silo.tips/download/democracia-e-educaao-sob-a-otica-de-rousseau. Acesso em: 15 de julho de 2022.

VASCONCELOS, José Gerardo. Política e Educação no Pensamento de Jean-Jacques Rousseau. Revista Educação em Debate. Fortaleza, Ano 20, v. 35, p. 5-15. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14259. Acesso em: 15 de junho de 2022.

WENDT, Cristiano Eduardo; DALBOSCO, Claudio Almir. Iluminismo pedagógico e educação natural em Jean-Jacques Rousseau. Revista Educação. Santa Maria, v. 37, n. 2, p. 229-240, maio/ago. 2012.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-19

Como Citar

Peres, G. P. (2022). JEAN-JACQUES ROUSSEAU: ALGUMAS PERCEPÇÕES EM RELAÇÃO A “EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO”. Revista FACISA ON-LINE, 11(1). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/718

Edição

Seção

Artigos