LEI ROUANET: UMA OPORTUNIDADE PARA O MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO

Autores

  • Fernanda Alencar de Souza Ribeiro
  • Cleston Alexandre dos Santos

Resumo

A Lei Rouanet foi criada para estimular as pessoas jurídicas e físicas a destinarem uma parcela de seus recursos próprios ao apoio a projetos culturais. Com isso, elas podem usufruir de algum benefício, seja ele fiscal ou de marketing, como, também, contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. O objetivo deste trabalho é evidenciar uma oportunidade de estimular esse desenvolvimento no município de Barra do Garças-MT, por meio da disseminação e uso da lei Rouanet. Metodologicamente, o presente trabalho trata-se de um estudo formal, ex post facto, transversal, descritivo, estatístico e de rotina real. Trata-se também de uma pesquisa descritiva e bibliográfica, com análise documental. Constatou-se na pesquisa pelos resultados da aplicação da Lei Rouanet, relativos aos anos de 2011 a 2013, que Barra do Garças-MT pertence a um estado e região com baixos números no uso da lei. Como proposta para a Gestão Municipal, surge a oportunidade de criar um grupo permanente de trabalho na Secretaria de Cultura, em parceria com a Controladoria do Município, com o propósito de realizar trabalhos de disseminação e orientação para o uso da Lei Rouanet junto às pessoas físicas e pessoas jurídicas, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

Biografia do Autor

Fernanda Alencar de Souza Ribeiro

Graduanda em Ciências Contábeis, experiência em iniciação cientifica. 2 Mestre pela Universidade Federal do Paraná, docência no ensino superior, enfoque pesquisa em contabilidade.

Cleston Alexandre dos Santos

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), docência no ensino superior, enfoque pesquisa em contabilidade. Professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Pantanal.

Referências

AMARAL. Gilberto Luiz do; OLENIKE, João Eloi; AMARAL, Letícia Mary Fernandes do. Carga tributária brasileira 2012. Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Brasília. IBPT, 2013.

BOTELHO, Isaura. As dimensões da cultura e o lugar das políticas públicas. Centro de Estudos da Metrópole. São Paulo. CEM, 2001. Disponível em: <http://www.centrodametropole. org.br/pdf/Isaura.pdf>Data de Acesso: 20 de Fevereiro de 2014

BRANT, Leonardo. Desenvolvimento social e investimento cultural privado. Faces da Cultura. Fundações de Direito Privado e Público e das Entidades de Interesse Social. São Paulo. Fundata, 2012.

BRASIL. Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991. Institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03 /leis/L8313compilada.htm>. Data de Acesso: 15 de Janeiro 2014.

CANEDO, Daniele. “Cultura é o quê?” - Reflexões sobre o conceito de cultura e a atuação dos poderes públicos. Anais do V ENECULT - Quinto Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Faculdade de Comunicação da UFBA. Salvador, 2009.

COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de pesquisa em administração. 7. ed. Porto Alegre, Bookman, 2003.

DURAND, José Carlos Garcia; GOUVEIA, Maria Alice; BERMAN, Graça. Patrocínio empresarial e incentivos fiscais a cultura no brasil: análise de uma experiência recente. RAE – Revista de Administração de Empresas. Vol. 03, nº 4 de 1997. São Paulo. RAE, 1997.

FREITAS, Eduardo de. Indústrias da região norte. Dados das regiões brasileiras. Brasil Escola 2010. Disponível em: <http://www.brasilescola.com>. Data de Acesso: 22 de Janeiro 2014.
GIFE. Censo GIFE 2009-2010. Grupo de Institutos, Fundações e Empresas. São Paulo. GIFE, 2010.

MENEZES, Henilton. Lei Rouanet – 20 anos depois. Artigo do secretário de fomento e incentivo à cultura do Minc. MINC, 2011. Disponível em: < http://www2.cultura.gov.br/site/2011/12/23/lei-rouanet-%E2%80%93-20-anos-depois/>. Data de Acesso: 11 de Dezembro de 2013.

MINC, Ministério da Cultura. Incentivo fiscal, prestação de contas. Disponível em: <http://www. cultura.gov.br/site/2010/06/17/prestacao-de-contas/>. Data de Acesso: 20 de Dezembro de 2013.

MINC, Ministério da Cultura. Investimento social privado, leis de incentivo fiscal para cultura.Disponível em:<http://www2.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2012/06/Microsoft-PowerPoint-Apresentação-Joinville-empresarios1.pdf>.Data de Acesso: 20 de Janeiro de 2014.

MINC, Ministério da Cultura.Projetos Incentivados, informações gerais e práticas. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/site/acesso-a-informacao/projetos-incentivados/>.Data de Acesso: 20 de Dezembro de 2013.

MINC, Ministério da Cultura. Pró cultura. Disponível em: <http://www2.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2012/05/ProCultura-Seminário-SP.pdf>. Data de Acesso: 20 de Dezembro de 2013.

MOURA, Iraildo José Lopes de; SILVA, Marcus Vinícius Peixoto; CARVALHO, Joana D´Arc Silva Galvão. Função social da contabilidade. Anais do II Prêmio Jovem Cientista do CRC-BA. Salvado. CRC BA, 2010.

MUZY, Jorge. Apenas 5% das companhias usam benefício fiscal. Jornal Brasil Econômico. Ano 3, nº 344, 2011.

PEREIRA, Luiz Carlos Bresser Gonçalves . A reforma gerencial de 1995. Reforma da Gestão Pública. Brasília. Bresser Pereira, 2013.

RODRIGUES, Luiz Fernando Rocha. Incentivos fiscais - uma reflexão sobre a baixa utilização em projetos socioculturais. Trabalho de Conclusão de Curso: MBA em Responsabilidade Social e Terceiro Setor. Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) - Instituto de Economia, 2005.

SALIC MINC. Sistema de apoio às leis de incentivo à cultura. Ministério da Cultura. 2013. Disponível em:<http://sistemas.cultura.gov.br/salicnet/Salicnet/Salicnet.php>Data de Acesso: 23 de Março de 2014.

SARAIVA, Jacilio. A cultura da telinha. Revista Observatório nº 07 Itaú Cultual de 2009. São Paulo. Itaú Cultural, 2009.

SILVA, Felipe Carrelli. Entendendo a Lei Rouanet. Revista Universitária do Audiovisual. Ed. 16 de Set. 2009. Brasília. RUA, 2009.

Downloads

Como Citar

de Souza Ribeiro, F. A., & dos Santos, C. A. (2015). LEI ROUANET: UMA OPORTUNIDADE PARA O MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO. Revista FACISA ON-LINE, 3(2). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/58

Edição

Seção

Artigos