A FILOSOFIA E A ADEQUAÇÃO ESCOLAR: PARADOXOS DE UM SABER INSTITUCIONALIZADO

Autores

  • Artur Rodrigo Itaqui Lopes Filho

Resumo

O presente artigo tem por objetivo abordar três questões paradoxais existentes na problemática inserção da filosofia, como disciplina obrigatória nos currículos das inúmeras escolas do território brasileiro. Instigando no leitor o despertar de uma necessária reflexão acerca da delicada situação vivida pelos profissionais da filosofia que atuam no mercado de trabalho, como professores escolares, o presente artigo não pretende trazer respostas conclusivas às questões aqui erigidas, mas, sim, promover um meio para que a discussão acerca dos temas aqui propostos transpassem os limites de um pequeno artigo e ganhem proporções necessárias, para que mudanças possam, de fato, vir a ocorrer.

Biografia do Autor

Artur Rodrigo Itaqui Lopes Filho

Mestre - Doutorando em Filosofia. Professor de Filosofia – FURG.

Referências

ALVES, Rubem. Estórias de quem gosta de ensinar. 11ed. Campinas: Papirus, 2000. p. 168

BRASIL MEC. Secretaria de Educação média e Tecnológica. Parâmetros curriculares
nacionais – Ensino Médio (PCN). Brasília: MEC, 1999. p.109

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 6ed. São Paulo: Ática, 1997.
Página58

KOHAN, Walter Omar. Perspectivas atuais do ensino de filosofia no Brasil. In: FÁVERO,

Altair Alberto; RAUBER, Jaime José; KOHAN, Walter Omar (org.). Um olhar sobre o
ensino de filosofia. Ijuí: UNIJUÍ, 2002. p.21 – 40.

PAVIANI, Jayme. Filosofia do ensino da filosofia. In: FÁVERO, Altair Alberto; RAUBER,

Jaime José; KOHAN, Walter Omar (org.). Um olhar sobre o ensino de filosofia. Ijuí: UNIJUÍ, 2002. p.41 – 52.

RODRIGUES, Zita Ana Lago. A filosofia no ensino médio conforme a LDB-9394/96 e as
diretrizes curriculares do MEC – PCN/EM (1999). In: FÁVERO, Altair Alberto; RAUBER,
Jaime José; KOHAN, Walter Omar (org.). Um olhar sobre o ensino de filosofia. Ijuí:
UNIJUÍ, 2002. p. 165 – 188.

Downloads

Como Citar

Itaqui Lopes Filho, A. R. (2015). A FILOSOFIA E A ADEQUAÇÃO ESCOLAR: PARADOXOS DE UM SABER INSTITUCIONALIZADO. Revista FACISA ON-LINE, 2(1). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/25

Edição

Seção

Artigos