A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR: NOVOS OLHARES, VELHAS PRÁTICAS

Autores

  • Frederico Jorge Saad Guirra

Resumo

A Educação Física, desde sua inclusão no currículo escolar, passou por fases
distintas que atenderam a determinações sociopolíticas vigentes em cada momento, podendo citar a fase Higienista, a Militarista, a Pedagogicista, a Competitivista, a Popular e a Crítica Social. Dentre essas fases, destaca-se a Competitivista, que se iniciou justamente na década de 60, e se prolonga até os dias de hoje em nossas escolas. Nesse período de nossa história a ditadura militar domina o cenário nacional de forma avassaladora e seus reflexos no meio educacional foram marcantes, a ponto de influenciar de forma enfática a prática pedagógica de professores e de suas metodologias de ensino. A Educação Física, disciplina do currículo escolar responsável pelo trabalho corporal reproduz essas práticas, por meio de aulas mecânicas e engessadas, não permitindo que os alunos, pelo movimento, possam manifestar suas vivências e refletir sobre elas. O presente trabalho tenta, de forma reflexiva, abordar a década de 60 até o presente e discutir métodos, práticas, pensamentos que permitam que a Educação Física, cinco décadas após o surgimento da fase Competitivista, ainda legitime essa tendência no contexto escolar e na prática de milhares de professores. Segue também o raciocínio expresso em referências e depoimentos que, por causa da impunidade presente em nossa sociedade, talvez professores não se sintam instigados e motivados a manifestar seus
pensamentos e levar os alunos a refletir sobre temas pertinentes à vida cotidiana de sua realidade social, e de que forma eles se apresentam como atores sociais nesse contexto.

Biografia do Autor

Frederico Jorge Saad Guirra

Doutorando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Unicamp, na área de
concentração Educação Física e Sociedade, na linha de Políticas Públicas em esporte e Lazer.
Professor das Faculdades Univar na disciplina Dimensões Sócio-Filosóficas da Educação Física.

Referências

ANDERAÓS, Margareth. A formação profissional na Faculdade de Educação Física de Santo André – manutenção ou alteração I Margareth Anderáos. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física. Campinas, SP: [s. n.], 1998. 150 páginas.

BARBOSA, Cláudio Luís de Alvarenga. Educação Física e Filosofia. A relação necessária. Petrópolis/Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

______. Educação Física Escolar – da alienação à libertação. 2 ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 1997.

BRACHT, V. A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo capitalista. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, São Paulo, v.7, n.2, p. 62-68, jan.1986.

CASTELLANI FILHO, Lino. Política Educacional e Educação Física. Campinas/SP:
Autores Associados, 1998 (Coleção Polêmica do nosso tempo).

______ Educação física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988. (Coleção Corpo e Motricidade).

______ Educação física no Brasil: a história que não se conta. 4ª Ed. Campinas: Papirus, 1994.

CHAUI, MARILENA. Cultura e democracia. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1990. 309 p.

FOULCALT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1997.

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. 49 ed. Rio de Janeiro. Paz e
Terra. 2009.

GALLARDO, Jorge Sérgio Perez. Didática de Educação Física: a criança em movimento: jogo, prazer e transformação. São Paulo: FTD, 1998 (Conteúdo e Metodologia).

KUNZ, Elenor. Didática da educação física 3: futebol. 2 ed. Ijuí, 2005. 200 p. (Coleção
educação física).
MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física. Brasília, 1998.

SNYDERS, George. Escola, classe e luta de classes. 2 ed. Lisboa-Portugal. Tradução de Maria Helena Abarran. Moraes Editores. 1981.

SOLER, Reinaldo. Educação Física Escolar. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.

TAVOSNANSKA, Pedro Hugo (Compilador). Democratización del deporte: la educación física y la recreación, aportes a la integración regional y la cooperación international. 1 ed.
Buenos Aires: Biotecnológica, 2009.

Downloads

Como Citar

Saad Guirra, F. J. (2015). A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR: NOVOS OLHARES, VELHAS PRÁTICAS. Revista FACISA ON-LINE, 2(1). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/24

Edição

Seção

Artigos