ESCOLA: ESPAÇO E TEMPO DE INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS

Autores

  • Marli Terezinha Wagner Adams

Resumo

A temática apresentada tem a finalidade de proporcionar reflexões acerca do
papel da escola, como espaço do saber sistematizado, percebida, ao longo do tempo, com suas diferentes intencionalidades educativas. Traz-se, como aporte teórico, as discussões de Freire sobre o “ensino bancário”, ao negar a essência da educação, propondo, assim, a dialogicidade no educar, ao reiterar o constante pensar crítico sobre a prática. Santos nos possibilita pensar o “local” onde se efetiva o processo ensino aprendizagem e Marques contribui, ao enfatizar o

Biografia do Autor

Marli Terezinha Wagner Adams

Mestre em Educação nas Ciências (2004) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio
Grande do Sul - UNIJUÍ

Referências

ARROYO, Miguel G. Trabalho – Educação e teoria pedagógica. In: FRIGOTTO, Gaudêncio
(Org.) Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 3. ed. Petrópolis:
Vozes, 1999.

ASSMANN, Hug
o. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 3. ed. Petrópolis:
Vozes, 1999.
BOUFLEUR, José Pedro. Pedagogia da ação comunicativa: uma leitura de Habermas. 3. ed.
Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed.
São Paulo: Paz e Terra, 2000. (Coleção Leitura).

______. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

KUENZER, Acácia Z. (Org.). Ensino Médio: construindo uma proposta para os vivem do
trabalho. São Paulo: Cortez, 2000.

MARQUES, Mário Osório. Educação / interlocução, aprendizagem / reconstrução de
saberes. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1996a.

______. Pedagogia: a ciência do educador. 2.ed. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1996b.

______. Conhecimento e modernidade em reconstrução. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1993.

MORAES, M. Cândida. O paradigma educacional emergente. 6. ed. Campinas: Papirus,
2000.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 5. ed. Rio
de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência

universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

__________. A Natureza do Espaço – técnica e tempo / razão e emoção. 2. ed. São Paulo:
Hucitec, 1997.

Downloads

Como Citar

Wagner Adams, M. T. (2015). ESCOLA: ESPAÇO E TEMPO DE INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS. Revista FACISA ON-LINE, 2(1). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/21

Edição

Seção

Artigos