MEMÓRIAS E IDENTIDADES NA FESTA DE SANTO ANTÔNIO EM BARRA DO GARÇAS-MT – 1951-2015

Autores

  • Iara Toscano Correia Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Em meio à plêiade de santos cultuados no universo devocional católico, Santo Antônio é um dos mais celebrados em muitos pontos do Brasil. No município de Barra do Garças, no Estado de Mato Grosso, isso não é diferente.  Contudo, ali, há, pelo menos, noventa anos, esse santo tem sido o centro de prolongados festejos, com direito a duas semanas inteiras de badaladas comemorações. A pesquisa propôs compreender de que maneira as memórias da Festa de Santo Antônio em Barra do Garças-MT contribuem para a construção de uma memória social sobre a cidade. Para atingir tal expectativa, delineou-se como objetivo construir um banco de História Oral, com depoimentos dos moradores mais antigos do município, agentes sociais e autoridades eclesiais que participam e/ou promovem o evento. Esses relatos permitiram refletir sobre as permanências/transformações ocorridas na festa, ao longo dos anos, avaliando de que maneira discursos de identidade e tradição atuam, ou não, como argumentos de manutenção do evento e de que maneira essas recordações permitem repensar os termos da história local.

Biografia do Autor

Iara Toscano Correia, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia, professora e pesquisadora do curso de História da Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí.

Downloads

Como Citar

Correia, I. T. (2017). MEMÓRIAS E IDENTIDADES NA FESTA DE SANTO ANTÔNIO EM BARRA DO GARÇAS-MT – 1951-2015. Revista FACISA ON-LINE, 5(2). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/131

Edição

Seção

Artigos