A INSERÇÃO DO ARTIGO 147- B DO CÓDIGO PENAL NO COMBATE À VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA DA MULHER

Autores

  • Kávilla Fernandes dos Santos Centro Universitário Cathedral
  • Milra Lucena Vinhal de Freitas Centro Universitário Unicathedral
  • Vanessa Cristina Moreira Carvalho Centro Universitário Unicathedral

Resumo

O artigo analisa a inserção do artigo 147-B no Código Penal e sua eficácia no enfrentamento da violência psicológica contra a mulher. O objetivo principal é compreender como a tipificação desse crime contribui para a proteção das vítimas e quais fatores ainda dificultam sua aplicação prática. De natureza aplicada e com abordagem qualitativa, a pesquisa adota metodologia exploratória e descritiva, combinando análise bibliográfica, documental e pesquisa de campo, realizada com mulheres vítimas de agressão emocional, por meio de entrevistas e questionários. A investigação destaca a intersecção entre o artigo 147-B e a Lei Maria da Penha, com ênfase na efetividade das medidas protetivas de urgência e nos desafios da comprovação da violência psicológica nos tribunais. São considerados autores como Melo e Cavalcante (2024), Isabella Tavares (2023) e Waleria Souza (2021), cujas contribuições reforçam a complexidade do tema. Os resultados indicam que, apesar de a criminalização representar um avanço relevante, a falta de preparo técnico dos profissionais do direito, as dificuldades na produção de provas e a revitimização durante os processos judiciais comprometem a eficácia da norma. Além disso, observa-se que muitas vítimas desconhecem seus direitos e os mecanismos de proteção disponíveis, o que dificulta o acesso à justiça. Conclui-se que a efetividade da norma depende da capacitação contínua dos profissionais envolvidos, do fortalecimento das políticas públicas de prevenção e do investimento em ações educativas e de apoio às vítimas.

Biografia do Autor

Milra Lucena Vinhal de Freitas, Centro Universitário Unicathedral

Acadêmica do curso de Direito do Centro Universitário Unicathedral. Lattes: https://encurtador.com.br/lwFUH. E-mail: milralucena@hotmail.com.

Vanessa Cristina Moreira Carvalho, Centro Universitário Unicathedral

Doutoranda em Direito Constitucional em Rede, pela Faculdade Autônoma de Direito (FADISP), em São Paulo/SP, Mestre em Direito Constitucional Econômico pelo Centro Universitário Alves Faria, graduada em História, pela Faculdade de Estudos Sociais de Barra do Garças/MT, graduada em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia , com Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior, Pós Graduação "Lato Sensu" em Direito Civil e Processo Civil, inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil , e atualmente exerce a atividade de professora no Centro Universitário Cathedral - UniCathedral e no Instituto Federal de Mato Grosso ( IFMT), participa no projeto de pesquisa "Administração Pública, Administração da Justiça e o Futuro do Direito - Universidade Federal Mato Grosso (UFMT) vinculado NUPEDIA).

Downloads

Publicado

2025-08-28

Como Citar

FERNANDES DOS SANTOS, Kávilla; VINHAL DE FREITAS, Milra Lucena; MOREIRA CARVALHO, Vanessa Cristina. A INSERÇÃO DO ARTIGO 147- B DO CÓDIGO PENAL NO COMBATE À VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA DA MULHER. Revista FACISA ON-LINE, [S. l.], v. 13, n. 01, 2025. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/1038. Acesso em: 1 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos