REFLEXÕES SOBRE A SALA DE AULA E A SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR

Autores

  • Iniss Pozzobom Costa Mews Unicathedral
  • Vanessa Moreira Victor Oliveira
  • Inocência da Silva Lima
  • Juliane da Silva Santos Tavares
  • Fernanda América dos Santos França
  • Cleide Maria Tavares

Resumo

O artigo traz uma importante reflexão sobre a saúde mental dos professores em relação ao ambiente de trabalho. Tem como objetivo identificar as demandas e os casos de adoecimento psicológico dos professores em sala de aula. Por chamar a nossa atenção o crescente problema do adoecimento de professores, nos movemos para encontrar possíveis causas e trazer soluções que tornem o ambiente escolar mais saudável e mais harmônico. A saúde mental é um estado de bem-estar mental que permite às pessoas lidarem com o stress da vida, realizar as suas capacidades, aprender bem e trabalhar tranquilamente e contribuir para a sua aprendizagem dia a dia. A metodologia deste trabalho baseia-se na revisão de literatura sob abordagem qualitativa. O presente estudo voltou-se aos principais tipos de adoecimento mais comuns dos docentes ativos em sala de aula, para isso escolhemos autores como Maslach, Leiter (1997), Silva (2014), Zaidan, Galvão (2020), entre outros. A pesquisa mostra que, ao esclarecer o que está acontecendo com os professores, podemos ajudá-los na busca de melhorias na preservação da saúde mental e física. Ao acrescentar informações sobre a saúde mental do professor, podemos ter uma melhor contribuição social, diminuindo, assim, os afastamentos desses profissionais das salas de aula.

 

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

Mews, I. P. C., Oliveira, V. M. V., Lima, I. da S., Tavares, J. da S. S., França, F. A. dos S., & Tavares, C. M. (2024). REFLEXÕES SOBRE A SALA DE AULA E A SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR. Interfaces Do Conhecimento, 6(2). Recuperado de http://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/898

Edição

Seção

Artigos