IMPACTOS DO USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO: DESAFIOS E NOVAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

Autores

  • Iniss Pozzobom Costa Mews Unicathedral
  • Luciana Custódio de Oliveira
  • Solange Lemes de Queiroz Vernon
  • Edineide Araújo da Silva
  • Divina Augusta da Fonseca
  • Jaiane Dias dos Santos Reis

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central discutir sobre a inteligência artificial e suas melhorias no processo educacional, bem como os desafios que as escolas têm enfrentado. A metodologia deste trabalho baseou-se na abordagem qualitativa, a partir da pesquisa bibliográfica, sob as perspectivas de autores conceituados. Para tanto, adotou-se como referencial teórico Freire (1996), Marinho (1998), Oliveira; Freitas 2016, Pfromm Netto (1998), Sancho (1998), Silva (2000), entre outros que trazem abordagens relevantes para a proposta da pesquisa. Pode-se dizer que a inteligência artificial tem trazido avanço para o processo educacional, facilita a vida do professor ao elaborar questões, fazer o planejamento de aulas e avaliar o desempenho dos alunos. Assim, devido ao grande impacto causado pela informatização, a maioria dos docentes consideram a tecnologia na educação como um importante processo de evolução no ensino, com a implementação de computadores, lousas digitais e gadgets nas escolas. No entanto, o uso de ferramentas tecnológicas a partir da inteligência artificial voltadas à facilitação do trabalho pedagógico, sempre foi uma grande aliada do aprendizado.

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Publicado

2024-11-04

Como Citar

Mews, I. P. C., de Oliveira, L. C., Vernon, S. L. de Q., da Silva, E. A., da Fonseca, D. A., & Reis, J. D. dos S. (2024). IMPACTOS DO USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO: DESAFIOS E NOVAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS. Interfaces Do Conhecimento, 6(2). Recuperado de http://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistainterfaces/article/view/897

Edição

Seção

Artigos