O DISCURSO DA SUBALTERNIDADE COMO UM MECANISMO METODOLÓGICO NO ENSINO DE LITERATURA
Resumen
Sempre há alguém que não consegue se encaixar em rótulos e se permite ultrapassar os limites dos discursos ideológicos. Entre esses sujeitos, encontra-se o escritor uruguaio Eduardo Galeano, que conseguiu transpor tais enunciados e refletiu abertamente sobre as mazelas da população latino-americana. Nessa perspectiva, o que se propõe aqui é tentar identificar como o estudo do discurso literário pode se compor como uma metodologia no ensino de literatura, no intuito de refletir com o educando como é possível romper com o discurso da subalternidade que se configura no texto literário. Para tanto, partiu-se da análise formal e de conteúdo do ensaio jornalístico “Ciento veinte millones de niños enel centro de la tormenta”, retirado da obra Las venas abiertas de América Latina (1971). Nessa vertente, o ensino de literatura, por meio do discurso literário, compõe-se como um aliado no rompimento de paradigmas e no surgimento de novas epistemes.Descargas
Cómo citar
ANTIQUERA, Elizangela Teixeira Longuinho; MIRANDA, Heloísa Helena Ribeiro de. O DISCURSO DA SUBALTERNIDADE COMO UM MECANISMO METODOLÓGICO NO ENSINO DE LITERATURA. Revista FACISA ON-LINE, [S. l.], v. 6, n. 1, 2017. Disponível em: http://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/197. Acesso em: 7 jun. 2025.
Número
Sección
Artigos