A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS PARA A UMA BOA SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Bruna De Oiveira Maia, Lívia De Oliveira Teixeira Dias Carvalho

Resumo


O objetivo deste artigo é demonstrar a importância das habilidades socioemocionais na Educação Infantil e sua relevância para a formação plena do indivíduo, a fim de identificar as habilidades socioemocionais, verificar os benefícios do trabalho com as habilidades socioemocionais na educação infantil e analisar as contribuições das habilidades socioemocionais para o processo de aprendizagem dos alunos da educação infantil. Realizou-se então uma pesquisa bibliográfica qualitativa investigando estudos, documentos oficiais e pesquisas que discorrem sobre esse assunto, ampliando o entendimento acerca da temática. Diante disso, verificou-se por meio da pesquisa, que as habilidades socioemocionais serão aprimoradas na Educação Infantil, onde a criança conviverá com o primeiro grupo social diferente do familiar. Foi possível verificar que as habilidades socioemocionais são a base para o ensino-aprendizado, tendo em vista a autoestima e a saúde mental da criança. O profissional da educação tem um papel crucial nesta etapa, desta forma, os laços e conhecimentos prévios da criança construídos no âmbito familiar devem ser levados em consideração na proposta pedagógica, para assim o indivíduo ter uma aprendizagem significativa e prazerosa.

 


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