A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural. Brasília, DF, 1997.
_______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n. 5 , de 17 de dezembro de 2009. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18 dez. 2009. Seção 1, p.18.
_______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEN n° 05/09. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), 2009.
_______. Ministério da Educação. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2013.
BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
BRUNER, Jerome. L’éducation, entrée dans la culture. Les problèmes de l’école à lá lumière de la psychologie culturelle. Trad. Yves Bonin. Paris: Retx, 1996.
CAVALLEIRO, Eliane dos Santos- Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil/ Eliane dos Santos Cavalleiro. 2. Ed.- São Paulo: contexto, 2003
FRIEDMANN. Adriana. O direito de brincar. São Paulo: Scritta Editorial, 1996.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo, a criança e a educação. São Paulo: Pioneira. 1994.
MUNANGA, K. (Org.). Superando Racismo na escola. 2° ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
PADILHA, Paulo Roberto. Educar em todos os cantos: Por uma educação intertranscultural. São Paulo, Cortez/IPF, 2007. Disponível em: Acesso em: 13 de setembro de 2020
Práticas Pedagógicas para Igualdade Racial na Educação Infantil/ Hédio Silva Jr.; Maria Aparecida Silva Bento, Organizadores- São Paulo: Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades, CEERT, 2011.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações. Porto Alegre: Rio Grande do Sul, 2007.
TRINIDAD, Cristina Teodoro. Identificação Étnico-Racial na voz de crianças em espaço de educação infantil. 2011, p.85:115. Disponível em file:///C:/Users/ADM/Downloads/Cristina%20Teodoro%20Trinidad.pdf- acesso em 29 de setembro de 2020
VYGOTSKY, L.S Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
_______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2. Ed., 1988.
_______. História del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Ciudad de la Habana: Editorial Científico Técnica, 1987.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.