A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO

Elizabeth Botelho de Cedro, Patricia Parreira Saraiva

Resumo


O presente artigo tem como finalidade discutir  -a Alfabetização na perspectiva do Letramento que foi realizado com a turma do 3º Ano I ciclo do Ensino Fundamental numa escola da Rede Municipal de Barra do Garças-MT. E, teve como problema: Como a prática da alfabetização na perspectiva do letramento tem contribuído para aprendizagem significativa das crianças? A alfabetização na perspectiva do letramento auxilia na construção do conhecimento das crianças. Assim, é de suma importância que o professor construa na prática o elo para a efetivação do ensino e a aprendizagem, nesse sentido o professor deve oportunizar momentos em sala, que favorecem as práticas do letramento. Nesse pensamento, o objetivo desse trabalho foi compreender se a alfabetização na perspectiva do letramento está favorecendo a aprendizagem significativa na sua prática. A metodologia aplicada foi a qualitativa por ser apropriada a fim de avaliar a alfabetização na perspectiva do letramento. Os procedimentos de pesquisa levaram em conta o levantamento bibliográfico, a observação do contexto escolar. Os principais teóricos que contribuíram para os estudos foram: Soares, Cagliari, dentre outros. Conclui-se que as escolas ainda trabalham de forma tradicional, a prática de ensino não estabelece uma junção entre alfabetização e letramento para uma aprendizagem significativa.

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Referências


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