A FUNÇÃO IDEOLÓGICA E ECONÔMICA DA ESCOLA NA REPRODUÇÃO SOCIAL

Lívia De Oliveira Teixeira Dias Carvalho, Driely K Rosa

Resumo


RESUMO

 

Os educadores e a sociedade estão percebendo a importância da luta por valorização profissional e a necessidade de uma escola pública de qualidade. O artigo teve como objetivo analisar a função da ideologia do modo capitalista na reprodução social da educação. O estudo se refere a uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caráter exploratório e descritivo, com utilização de técnicas descritivas. Os políticos e os grupos tradicionais de poder pretendem manter um sistema educacional ineficiente para que eles possam perpetuar-se no poder. Por isso que uma educação pública de qualidade é a chave para o desenvolvimento de uma nova cultura crítica na sociedade brasileira, para além da reprodução da sociedade capitalista. A transformação radical do Brasil é a principal tarefa do povo brasileiro e a transformação radical. É através das lutas que avançaremos a consciência classista dos trabalhadores da educação e conseguirmos construir uma educação que sirva ao povo. Para uma nova escola será necessário mudanças estruturais profundas que não passam por eleições, pela simples troca de políticos e partidos no poder, e sim por um processo revolucionário, com a mudança da lógica do Estado capitalista, abolindo as classes e sujeitando os interesses particulares ao bem da coletividade geral.

 

Palavras-chave: Educação. Função Ideológica. Reprodução Social.


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