A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Elizabeth Botelho de Cedro

Resumo


Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a Importância da Música na Educação Infantil, procurando compreender o uso dela como um importante estímulo no processo de ensino aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, turma Pré II, que frequentam um Centro Municipal na cidade de Aragarças- GO. A pesquisa qualitativa fez-se de grande importância, uma vez que permitiu colocar o pesquisador frente ao objetivo de pesquisa. A fundamentação teórica baseou-se nos seguintes autores: Brasil (1998), o Referencial Curricular da Educação Infantil, Brito (2003), Cunha (1999), Fachin (2005), Gil (2010), Mondiger (2012) que contribuíram para uma reflexão pedagógica do ensino da música no ambiente escolar. A pesquisa documental buscou analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP), o plano de ensino e plano de aula, para ajudar a pesquisadora a fazer uma comparação entre a proposta pedagógica da escola e a do docente. Desta forma, a utilização da música de forma planejada e contextualizada em um processo contínuo de construção, permitirá um desenvolvimento de forma ampla, abarcando os aspectos cognitivo, afetivo e social da criança. Os resultados obtidos foram satisfatórios, além da professora utilizar a música como uma metodologia facilitadora no processo de aprendizagem, também utiliza para melhorar o comportamento e a participação dos alunos.


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Referências


Aragarças, Centro Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Granja: Projeto Político Pedagógico. Aragarças, 2015.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, MEC/SEF, 1998.

BRITO, T. A. Música na Educação Infantil- propostas para a formação integral da criança.São Paulo: Peirópoles, 2003.

CUNHA, Susana Rangel Vieira. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 1999.

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projeto. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MODINGER, Carlos Roberto. Práticas pedagógicas em Artes: espaço, tempo e corporeidade. Edelbra, 2012.

SQUEFF, Enio, WISNIK, José Miguel. MÚSICA. São Paulo: Brasiliense, 1982.


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