ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Michele Salete Reis, Cléria Anizia da Silva Oliveira, Edaiane Sales de Souza, Francisneire Anisia da Silva

Resumo


Este trabalho teve como objetivo fazer uma reflexão das práticas tradicionais de ensino adotadas pela educação brasileira e que tem sido um grande desafio nas últimas décadas no processo de alfabetização. Para o desenvolvimento desse trabalho adotou-se a pesquisa bibliográfica a partir de autores que escreveram sobre a alfabetização e a pesquisa quantitativa, por meio de questionários semiestruturado, a fim de verificar as percepções que professores a cerca do processo de alfabetização. O estudo teórico sobre a alfabetização pautou-se em autores como Bello (2001), Cagliari (1998), Mortatti (2006), SANTOS (2012), entre outros. Percebe-se que as práticas tradicionais se deparam com um novo modelo de ensino onde é contemplada a aprendizagem significativa, embasada nas mudanças ocorridas ao logo deste processo histórico, que passa a exigir da educação um procedimento mais dinâmico e significativo no processo de ensino aprendizagem do aluno.


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Referências


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