INCLUSÃO EDUCACIONAL/SOCIAL DOS INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Resumo
Este estudo realizado na área de Direitos Humanos e Inclusão trata do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse transtorno compromete o indivíduo nos campos da fala, interação social e acentua o comportamento estereotipado. Contudo, quanto antes descoberto e tratado, pode propiciar a esses indivíduos uma independência familiar e social que possibilite que eles consigam viver por si mesmos. Além do papel da família, a escola entra como mediadora para a vida externa, de forma que essa transição possa acontecer de maneira natural. Juntas, família e escola têm um papel de fundamental importância. A pesquisa qualitativa atende ao objetivo principal proposto, já que as informações apresentadas, além de terem caráter descritivo, são analisadas indutivamente. Não é possível traduzir por meio de números, já que o processo realizado e seu significado são o foco principal. Faz-se uso da pesquisa bibliográfica sobre a literatura existente. Trata-se, também, de um estudo de caso, pois o objetivo é analisar, profundamente, o problema aqui apresentado. Conclui-se dizendo que esse artigo conduz uma reflexão acerca da conscientização da comunidade escolar e da sociedade em geral a respeito do transtorno e dos indivíduos que o possuem, desmistificando-o e, desse modo, contribui para que esses indivíduos sejam, de fato, inseridos plenamente no meio escolar e, de consequência, no meio social.
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