INCLUSÃO EDUCACIONAL/SOCIAL DOS INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Ronny César Camilo Mota, Edith Marta Ferreira dos Santos, Sylvia Maria de Assis Cavalcante

Resumo


Este estudo realizado na área de Direitos Humanos e Inclusão trata do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse transtorno compromete o indivíduo nos campos da fala, interação social e acentua o comportamento estereotipado. Contudo, quanto antes descoberto e tratado, pode propiciar a esses indivíduos uma independência familiar e social que possibilite que eles consigam viver por si mesmos. Além do papel da família, a escola entra como mediadora para a vida externa, de forma que essa transição possa acontecer de maneira natural. Juntas, família e escola têm um papel de fundamental importância. A pesquisa qualitativa atende ao objetivo principal proposto, já que as informações apresentadas, além de terem caráter descritivo, são analisadas indutivamente. Não é possível traduzir por meio de números, já que o processo realizado e seu significado são o foco principal. Faz-se uso da pesquisa bibliográfica sobre a literatura existente. Trata-se, também, de um estudo de caso, pois o objetivo é analisar, profundamente, o problema aqui apresentado. Conclui-se dizendo que esse artigo conduz uma reflexão acerca da conscientização da comunidade escolar e da sociedade em geral a respeito do transtorno e dos indivíduos que o possuem, desmistificando-o e, desse modo, contribui para que esses indivíduos sejam, de fato, inseridos plenamente no meio escolar e, de consequência, no meio social.


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