AS NOVAS TECNOLOGIAS DENTRO DO MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA

Gabriel Teixeira Capra, Angela Cristina Melo

Resumo


Este artigo científico versa sinteticamente sobre o modelo de sala de aula invertida. O trabalho divide-se em três tópicos teóricos de discussão relativos ao tema proposto, sendo o primeiro constituído de uma breve análise sobre o histórico do modelo da sala de aula invertida, onde se discute os motivos da criação deste novo modelo. No segundo aborda-se a presença das novas tecnologias como aliadas deste novo modelo de sala de aula, discutindo em que medida as novas ferramentas como as tecnologias da informação e comunicação podem tornar as aulas mais agradáveis e consequentemente mais produtivas. Discute-se também a inserção dos estudantes como parte atuante do saber, invertendo o tradicional modelo das aulas expositivas. Por fim, discute-se os impactos advindos da sala de aula invertida usando como principais indicadores a motivação, o custo e a produtividade. Concluiu-se ao final das discussões teóricas realizadas, que o modelo de sala de aula invertida tornar-se bastante apropriado para os dias atuais, já que as ferramentas utilizadas, fazem parte do cotidiano dos estudantes trazendo, além da facilidade no uso de tecnologia, um maior interesse e mais motivação ao estudo, e, acima de tudo, tornando o método eficaz.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Hugo. Mas Afinal de Contas, o que é TICS?, 2019, Disponível em: https:// https://isitics.com/2019/07/01/mas-afinal-de-contas-o-que-e-tics/#:~:text=O%20conceito%20de%20TICs%20foi,rede%20ou%20telem%C3%B3veis%20em%20geral.. Acesso em 28 de Jan. 2021.

BACICH, Lilian, MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.

BELLANI, Brenda. Curso preparatório: o que é Advanced Placement, 2014, Disponível em: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/estudar-no-exterior/curso-preparatorio-que- advanced-placement.htm. Acesso em 21 de Jan. 2021.

BERGMANN, Jonathan, SAMS, Aaron. Sala de Aula Invertida: Uma Metodologia Ativa de Apredizagem – Tradução: SERRA, Afonso Celso da Cunha - 1ª ed. - Rio de Janeiro: LTC, 2018, 141 p.

BERNINI, Denise Simões Dupont, O Uso das TICS como Ferramenta na Prática com Metodologias Ativas. In: SIMONE, Regina Dias; VOLPATO, Areceloni Neusa (Org.). Práticas Inovadoras em Metodologias Ativas. Florianópolis: Contexto Digital, 2017, 174 p.

CARVALHO, Rafael, Como funciona a sala de aula invertida, 2018, Disponível em: https://www.edools.com/sala-de-aula-invertida/. Acesso em 02 de Fev. de 2021.

CHAGA, Marco Maschio, BOPPRÉ, Daniel Felippe, Ensaios de um Professor Invertido. In: SIMONE, Regina Dias; VOLPATO, Areceloni Neusa (Org.). Práticas Inovadoras em Metodologias Ativas. Florianópolis: Contexto Digital, 2017, 174 p.

CHAVES, Paloma, A Geração On Demand, 2019, Disponível em: https://edutec.net/2019/06/01/a-geracao-on-demand/. Acesso em 01 de Fev. 2021.

OLIVEIRA, Maria Das Graças Souza. As Novas Tecnologias na Educação: Otimizando o Processo de Ensino-aprendizagem na Sala de Aula. 2014, Disponível em: https://www.pedagogia.com.br/artigos/as_novas_tecnologias/index.php. Acesso em 27 de Jan. 2021.

PAVANELO, Elisangela. LIMA, Renan. Sala de Aula Invertida: a análise de uma experiência na disciplina de Cálculo I. 2017, Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103636X2017000200739&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 06 Fev. 2021.

PORVIR, Tatiana Klix, Torne suas aulas mais interativas com QR codes, 2018, Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4733/blog-tecnologia-torne-suas-aulas-mais-interativas-com-qr-codes. Acesso em 01 de Fev. 2021.

SANTOS, Leandro Silva. OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus, ALVES, André Luiz. SALA DE AULA INVERTIDA E NOVAS TECNOLOGIAS: UMA NOVA PROPOSTA DE ENSINO. 9º Encontro Internacional de Formação de Professores e o 10 Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional, Aracajú, V. 09, n. 01, 2016.

SIGNIFICADOS. O que é uma pesquisa qualitativa, 2021, Disponível em: https://www.significados.com.br/pesquisa-qualitativa/. Acesso em 25 de Jan. 2021.

SILVA, Andreza Regina da. BIENGING, Patrícia. BUSARELLO, Raul Inácio. Metodologia Ativa na Educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.