CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

DALIA CARVALHO DE OLIVEIRA BUENO CARVALHO BUENO

Resumo


Considerando a importância que assume, atualmente, as Ciências Naturais no currículo escolar do Ensino Fundamental, o objetivo da presente pesquisa é investigar acerca das práticas pedagógicas que permeiam os espaços das salas de aula na referida disciplina, com ênfase no método científico. A pesquisa ocorreu em uma Instituição da rede estadual de ensino, localizada no município de Porto Alegre do Norte, estado de Mato Grosso e contou com a participação de professores que atuam no referido componente curricular. Numa pesquisa qualitativa, utilizou-se como instrumento para a coleta de dados o questionário por meio do qual foram realizadas as entrevistas, além de recorrer à técnica de observação, de forma a permitir a análise dos dados e a identificação das concepções que esses sujeitos dão ao tema proposto. Procedeu-se também com uma revisão bibliográfica, comconsulta em livros, revistas, artigos científicos, bem como a legislação que norteia o ensino de Ciências no Ensino Fundamental.

Palavras-chave:Ciências Naturais. Método científico. Práticas Pedagógicas.


Texto completo:

PDF

Referências


BORDENAVE, J. D. & FERREIRA, A. M. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. 18. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2011.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 09/2001- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília-DF 2001.

___________. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2000.

___________. Base Nacional Curricular Comum. Brasília-DF, 2017.

CARVALHO, M. C. M. de (org). Construindo o saber: metodologia cientifica fundamentos e técnicas. 10. ed. Campinas: Papirus, 2000.

DRIVER, R. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Química nova na escola, v. 9, n. 5, 2009.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Universidade Católica de Santos, Santos- SP. 2015. Disponível em: Acesso em: 19 de maio. de 2021.

FURMAN, Melina. O ensino de Ciências no Ensino Fundamental: colocando as pedras fundacionais do pensamento científico. IV Fórum Latino-Americano de Educação. Buenos Aires: Fundação Santillan, 2009.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 2. ed. São Paulo: Harba, 2004.

LIBÂNEO, J. C. & PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da educação: Visão crítica e perspectiva de mudança.Educação & Sociedade, nº 68, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.