O PERFIL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO SUPERIOR

Ana Paula Rocha dos Arbués Carneiro Silveira, Angela Cristina Melo

Resumo


A Educação a Distância possibilita o ingresso no ensino superior e atende às diferentes necessidades de acadêmicos que buscam conciliar estudo, trabalho e família com maior flexibilidade de horário. Porém, à medida que os avanços e as mudanças tecnológicas continuam ocorrendo, há a necessidade de um perfil adequado para os professores que atuam nessa modalidade de ensino. Portanto, se discute neste estudo as teorias fundamentadas em RIOS E PIMENTEL, 2007; FRAGALE FILHO, 2003; NUNES, 2019, buscando caracterizar o perfil de um profissional de Educação a Distância para o ensino superior. Utilizou-se basicamente de pesquisa bibliográfica e de campo com profissionais de Educação a Distância, de um Centro Universitário, para descrever como os professores percebem o seu papel na Educação a Distância e as habilidades e competências necessárias para atuarem nessa modalidade de ensino. Ao final do estudo, concluiu-se que, tanto no levantamento teórico quanto na pesquisa de campo, que quanto mais alinhado o perfil do professor que atua nessa modalidade de ensino está, mais atribui sentido ao processo de aprendizagem e proporciona condições para que o acadêmico se torne sujeito da formação do seu próprio saber.

 Palavras-chave: Docência. Educação a Distância. Perfil docente.


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