ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM.

Marta Aguiar de Moura, Elissandra de Lima Gouveia de Moraes, Fabiane Alves da Silva

Resumo


O presente ensaio apresenta proposta de atividades didático-pedagógicas e busca investigar as interferências do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi a de cunho bibliográfico com método qualitativo, com o objetivo de mostrar a importância da capacitação dos professores, o acompanhamento de profissionais da área e dedicação e compromisso dos pais que possuem filhos com TDAH. Para a fundamentação teórica, utilizou-se autores como Libâneo (2001) e Silva (2009), que abordam essa temática e o livro “Bicho Carpinteiro”, de Claudia Cotes, dentre outros artigos que versam sobre o tema de forma contextualizada e tratam acerca do desafio de se trabalhar com alunos com TDAH em sala de aula. Conclui-se que é de suma importância que o professor esteja atualizado e busque dinâmicas e técnicas para aplicar no dia a dia com o aluno com TDAH, a fim de que ocorra a inclusão efetiva dessa criança.

 

PALAVRAS-CHAVE: TDAH. Criança. Ensino-aprendizagem.


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Referências


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BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.

BRASIL. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em: 25 set. 2020.

CORTES, Claudia. Bicho Carpinteiro. São Paulo: Fundação Educar DPaschoal, 2010.

LIBANEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar em Revista, Curitiba, n.17, pág.153-176, junho de 2001. Disponível em http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 de set. 2020.

SILVA, Ana Beatriz B. Mentes inquietas: TDAH, hiperatividade e impulsividade. Rio de Janeiro. Objetiva, 2009.


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