A IMPORTÂNCIA DAS VARIÁVEIS DE MARKETING COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO NA ADMINISTRAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Marcelo Nunes Oliveira, Tanaka Lima Parreira Ribeiro, Edemilson Botelho Rodrigues, Camilo Sávio Tavares Lopes, Rossano Figueiredo Golin, Mauro Luis de Melo

Resumo


Edgar Moran, filósofo francês, descreveu a “Era das Incertezas” como um período em que o pensamento moderno era diretamente influenciado por eventos como as guerras, economia e cultura. Tal pensamento, apesar de estar relacionado há duzentos anos de história, se mostra muito atual. As guerras são veladas, porém, os mercados são cada vez mais influenciados pelas variáveis do macroambiente de marketing, no qual as empresas estão inseridas. O termo “macroambiente” é uma referência para descrever, habitar mercadológico em que sete variáveis afetam diretamente a área de atuação em que as empresas atuam. São consideradas como variáveis incontroláveis e sua interpretação pode favorecer ao gestor condições positivas ou ameaças. A partir da visão mercadológica de Philip Kotler, os ambientes foram classificados em político-legal, econômico, sociocultural, demográfico, tecnológico, concorrencial e natural. Para a realização deste trabalho, utilizou-se pesquisa básica com abordagem qualitativa, tendo como fontes bibliográficas autores como: Michel Hitt (2011), Phillip Kotler (2008), Edgar Moran (1990), Gilbert Churchill Jr (2012) e Luciano Thomé Castro (2005) para descrever como as variáveis incontroláveis afetam as empresas e o comportamento do brasileiro, possibilitando uma análise mercadológica quanto às consequências da pandemia do Coronavírus.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.