AULA REMOTA NO ENSINO MÉDIO FRENTE À PANDEMIA DA COVID19: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Vera Lúcia Macedo, Marcio Adriano Sousa, Elaine Cristina Navarro, Ataíde Lopes Rodrigues

Resumo


Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, essencialmente bibliográfica, e se dedicou ao estudo sobre a aula remota no Ensino Médio, frente à pandemia da Covid-19. O tema tem como eixo norteador o progresso da educação no mundo, que passa por um momento fragilizado, devido à pandemia causada pelo Coronavírus, em 2020. A necessidade de isolamento social e fechamento das escolas, promoveu uma mudança significativa no ensino, para manter a educação contínua e ininterrupta. Destacando o Ensino Médio neste processo, várias adversidades devem ser levadas em consideração e que precisarão de uma otimização para manter todo processo em funcionamento. Os desafios são inúmeros: o uso das tecnologias, a substituição da aula presencial, a falta de estrutura e treinamento, falta de recursos adequados e processos avaliativos que definirão o ensino superior. Do estudo, constatou-se que inúmeros esforços estão sendo realizados para minimizar o impacto causado pelo fechamento das escolas e, provavelmente, novas mudanças surgirão em normativas futuras para a educação brasileira e também na organização curricular do Ensino Médio, que precisarão ser adaptadas a uma nova realidade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.