A NARRATIVA HISTÓRICA: OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA ESCRITA E DO ENSINO DE HISTÓRIA

Michele Salete Reis, Jania Maria Teixeira Capra

Resumo


O presente ensaio tem por objetivo fazer uma breve análise de como a escrita da história vem sendo pensada nos últimos anos, com ênfase ao retorno da narrativa histórica a partir de várias perspectivas. Pretende-se também apresentar o ponto de vista de alguns historiadores acerca dos desafios do trabalho do historiador, tendo em vista o campo de estudo, a metodologia e a postura do historiador diante de um acontecimento histórico. E, para finalizar, discutiremos como as narrativas históricas vem sendo utilizadas em sala de aula e como esse recurso pode despertar o interesse pelo estudo e pelo caráter investigativo da história.


Texto completo:

PDF

Referências


BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992.

DAVIS, Natalie Zemon. O Retorno de Martin Guerre. Tradução Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

RÜSEN, Jörn. Como dar sentido ao passado: questões relevantes de metahistória. Revista História da Historiografia, n.2, p.163-209, mar.2009.

VARJÃO, Valdon. Barra do Garças: Migalhas da sua história. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1985.

VEYNE, Paul. Como se escreve a história. Tradução: Antônio José da Silva Moreira. Lisboa: Edições 70, 1974.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.