TRABALHO DOCENTE EM SITUAÇÃO ANÁLOGA À DE ESCRAVO: ESTUDO SOBRE OS PROFESSORES DA E. E. ANTONIO CRISTINO CÔRTES, DE BARRA DO GARÇAS – MT

Jack Márcio Maria Zimmermann, Arlete Alves do Nascimento, Marli Terezinha Wagner Adams

Resumo


A Lei Áurea introduziu ainda na época do Brasil Império, a proibição do trabalho escravo. Com o desenvolver da sociedade e com a avidez de lucro por parte dos donos dos meios de produção, novas formas de trabalho escravo foram sendo desenvolvidas. O que convencionou-se chamar de trabalho em situação análoga à de escravo. A legislação, contudo, não acompanhou essa evolução, a tal ponto que somente na Convenção 29 da OIT encontramos a definição de trabalho forçado. É nessa perspectiva que abordamos a situação de trabalho análogo à de escravo desempenhado por professores da Escola Estadual Antonio Cristino Côrtes.

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Referências


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ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


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