NAS BRENHAS DO SERTÃO MATO-GROSSENSE NA OBRA INOCÊNCIA DE VISCONDE DE TAUNAY

Gisseli Maria Melo dos Santos, Lidiane Melos dos Santos, Epaminondas Magalhães de Matos, Elias Quintão da Silva

Resumo


O presente artigo tem por objetivo, primeiramente, discutir o regionalismo, como movimento que se ergue a partir da Independência do Brasil, em 1822, quando a produção literária volta-se para as particularidades do interior do país, demonstrando a dualidade entre campo e cidade. Em segundo lugar, discutir a representação do sertão mato-grossense na obra Inocência, de Visconde Taunay, focando a transfiguração do espaço como um cronotopo, em que esse espaço – o sertão – influi diretamente sobre a forma como os fatos são narrados e de como as personagens se portam no romance. Em Inocência, o espaço e o tempo criam caracterização e tipificam as personagens: a mulher caseira, o tipo sertanejo, o tipo viajante etc.

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ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


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Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

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