A MÚSICA COMO FORMA DE ENSINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PESQUISA REALIZADA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA COMUNIDADE VILA PICADA, DE PORTO ESPERIDIÃO- MT

Fabiana Bonifácio Rodrigues, Geizielli Rodrigues Geizielli Rodrigues Gomes, Celiomar Porfirio Ramos

Resumo


Este trabalho realiza um estudo sobre o uso da música como prática pedagógica de professores de uma escola da zona rural do município de Porto Esperidião-MT. A pesquisa foi elaborada com a finalidade de investigar a relação e a aplicação da música como metodologia de ensino para os alunos da educação infantil e como essa prática pedagógica reflete em benefícios para o ensino-aprendizagem desses alunos. A metodologia utilizada para realização da pesquisa foi o método qualitativo. Para a coleta dos dados foi elaborado um questionário com perguntas abertas, aplicado a dois professores que atuam com a educação infantil, com o objetivo de compreender a música como forma de ensinar. Na educação infantil o estudo demonstrou que a música é uma ação pedagógica eficaz e prática, tanto para os educandos como para os educadores, pois é uma metodologia lúdica que se mostra prazerosa e de fácil aplicação no ambiente escolar, mesmo em escolas com pouco recurso e material didático para auxiliar  sua aplicação em sala de aula, como foi o caso da escola pesquisada, onde o professor tem de fazer uso de sua criatividade e do lúdico das crianças para efetivar o uso e o melhor aproveitamento da música no ensino das crianças da educação infantil.


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ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


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