DESAFIOS DOS DOCENTES PARA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS REMOTAS NA PANDEMIA DA COVID 19

FLORISVALDO CUNHA CAVALCANTE JUNIOR, Herrisson Queiroz Neto, Josaias Santana dos Santos

Resumo


Diante da problemática da intempestiva pandemia da Covid-19, os docentes se depararam com uma realidade desafiadora, a missão de transmitir e fixar o conhecimento de forma eficiente, eficaz e com efetividade. Essa mudança requer do professor uma adaptação do seu cotidiano doméstico a nova maneira de trabalho, o que nem sempre é tão simples assim. Ante o exposto, o objetivo geral deste estudo é apresentar estratégias pedagógicas para motivar os discentes nas aulas remotas, durante a pandemia da Covid-19. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo, com o método observação, em duas instituições educacionais, no período de fevereiro a junho de 2021. Percebeu-se o quanto a tecnologia é rica de ferramentas que podem ser grandes aliadas no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando aulas mais dinâmicas e interativas, contribuindo para a motivação dos alunos. Contudo, diante da tempestividade da Covid 19, a utilização dessas ferramentas torna-se um desafio para os docentes que não estavam habituados com tais ferramentas. Conclui-se que motivar os alunos no contexto de aulas remotas, não é tarefa fácil, é um desafio para o professor. Entretanto, é necessário um aperfeiçoamento continuo, no tocante a exploração ao máximo, das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) disponíveis, pois elas são grandes aliadas no processo de produção de aulas mais dinâmicas e interativas.


Texto completo:

PDF

Referências


BICHETT, M.; VARGAS, S. M. L. Fatores Influenciadores na Satisfação e Motivação ao Trabalho no Setor Público Municipal. Desafio Online, v. 9, n. 1, p. 138-162, 2021.

CARVALHO, Alba Valéria Gomes. CUNHA, Marcos Roberto Da. QUIALA, Rosário Fernando. O Ensino Remoto a Partir da Pandemia, Solução para o Momento, ou Veio Para Ficar?. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 05, Vol. 10, pp. 77-96. Maio de 2021.

DUTRA, Flávio. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância, Jornal da Universidade, UFRGS, 2021. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/

GIORDANO, C. V.; SOUZA, L. T. D. A Gamificação e a Motivação dos Alunos: Considerações sobre Técnicas Efetivamente Aplicadas na Educação Profissional. Revista ENIAC Pesquisa, v. 10, n. 1, p. 26-38, 2021.

HUERTAS, J. Motivación – querer aprender. Buenos Aires: Aique, 2001.

LEAL, B. Pedagoga explica diferença entre ensino remoto e EAD. Disponível em: https://www.uninassau.edu.br/noticias/pedagoga-explica-diferenca-entre-ensino-remoto-e-EAD. Acesso em 15 jun. 2021.

RAMOS, R.; CORTÉS, A. Lineamientos conceptuales de la modalidad de educación a distancia. In: TORO, Néstor; VITALE, Claudio. La Educación Superior a distância y virtual em Colombia: Nuevas Realida -des. Bogotá: Virtual Educa/ACESAD, 2013, p. 81-112.

RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. dos S. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 41–57, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em: 9 set. 2021.

ROBBINS, S.P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Comportamento do consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

SANTOS, D. D.; PAVÃO, J. A.; BORGES, I. M. T. Motivação dos Acadêmicos de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública. Sinergia, v. 25, n. 1, p. 37-48, 2021.

SANTOS, E. A. D.; CAMPOS, G. H. F.; SALLABERRY, J. D.; SANTOS, L. M. R. D. Experiências com o Ensino Remoto e os Efeitos no Interesse e na Satisfação dos Estudantes de Ciências Contábeis Durante a Pandemia da Sars-Cov-2. Revista Gestão Organizacional, v. 14, n. 1, p. 356-377, 2021.

SANTOS, Remilda Porfírio; NASCIMENTO JÚNIOR, José Márcio Martins; DIAS, Marcos Antônio de Araújo. As Dificuldades e Desafios que os Professores Enfrentam com as Aulas Remotas Emergencial em meio a Pandemia atual. Anais... VII Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2020.

SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016289, p. 1-24, 2020.

SILVEIRA, S. R.; BERTOLINI, C.; PARREIRA, F. J.; CUNHA, G. B.; BIGOLIN, N. M. Impactos do Ensino Remoto na Disciplina de Paradigmas de Programação Durante o Isolamento Social Devido à Pandemia de Covid-19. Gestão e Desenvolvimento, v. 18, n. 2, p. 200-213, 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.