FAMÍLIA MONOPARENTAL FEMININA EM ÂMBITO EDUCACIONAL: PERSPECTIVA DAS FAMÍLIAS E DA ESCOLA

Naiara Silva dos Santos, Josiane Peres Gonçalves

Resumo


O estudo aborda sobre as novas configurações familiares, mais especificamente aos arranjos chefiados por mulheres, cujo objetivo é investigar a presença de crianças provenientes de famílias monoparentais em âmbito escolar, segundo a perspectiva de profissionais da educação e de mães responsáveis por famílias monoparentais. Participaram da pesquisa três representantes de famílias monoparentais, bem como uma gestora e uma professora de uma escola pública de Naviraí/MS. Os resultados evidenciam que o modelo de família monoparental tem sido mais aceito no mundo social, porém, a escola ainda encontra-se atrasada em alguns aspectos referentes à relação família e escola, pois idealiza como mais adequado o modelo de família nuclear. Porém, também foi dito que os livros didáticos, em sua maioria, abordam a temática inerente aos diferentes modelos de família, contribuindo assim para a formação dos alunos, bem como com o respeito em relação às crianças que pertencem aos diversos tipos de arranjos familiares.


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ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


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