O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Resumo
Este estudo, de caráter exploratório, realizado de 2011 a 2013, analisa alguns aspectos do professor de ensino superior (o perfil pessoal/profissional, a formação acadêmica, a dedicação às funções básicas, as condições de trabalho, a capacitação e a atualização, bem como os desafios e as perspectivas dos docentes). A amostra abarcou 68 professores em exercício em 48 instituições de ensino superior no MERCOSUL. O questionário, com questões objetivas e dissertativas, foi utilizado como instrumento de coleta de dados. Os dados objetivos foram analisados estatisticamente, por meio do pacote SPSS For Windows e as respostas subjetivas foram categorizadas, observando-se a frequência das respostas. A análise dos dados permitiu visualizar a realidade, desafios e perspectivas dos docentes, mesmo que a amostra, considerando o universo da população, seja ínfima. Como culminância, o autor apresenta algumas considerações finais para reflexão que, direta e/ou indiretamente estão ligadas à problemática em questão.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2238-8524
Qualis/Capes
B4 - Ensino B5 - Filosofia B5 - Linguística e Literatura
B5 – Sociologia C - Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.