DA PENA ÀS TECLAS: OS NOVOS ESPAÇOS DE LEITURA DO PÚBLICO TEEN

Epaminondas de Matos Magalhaes, Caio Donizetti Queiroz Alves

Resumo


Neste artigo, propõe-se discutir os novos suportes de leitura, com os quais o público adolescente lida, em especial, os ligados à internet. Como afirma Roger Chartier (2002), os suportes mudaram, contudo a leitura não deixou de existir. O objetivo é desmitificar a afirmação de que o adolescente não é leitor, visto que, quando se discute leitura, nesse prisma, pensa-se, apenas, na leitura literária, sem considerar que a leitura vai muito além dos gêneros literários. Como diria Paulo Freire, a leitura de mundo precede a leitura da palavra. Ou seja, o público teen lê, mas não os gêneros e modalidades para os quais o professor e a família foram educados, como leitores; aportam em outros mares, ainda nunca dantes navegados.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.