FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA ALDEIA BORORO

Marilene Marzari

Resumo


Esta produção tem como objetivo relatar uma experiência de formação continuada sobre alfabetização, na perspectiva do letramento, com os professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, localizada na Aldeia Meruri, no Município de General Carneiro/MT. A formação contou com a parceria de três instituições de Barra do Garças/MT, a Faculdade Cathedral, o Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS/UFMT - e o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica – CEFAPRO - que articulou no Projeto “Sala de Educador” um calendário mensal de estudo. A formação priorizou discussões sobre alfabetização na perspectiva do letramento, confecção de recursos didático-pedagógicos, contação de histórias, artes, entre outros, perfazendo uma carga-horária de sessenta horas, quarenta e oito das quais foram presenciais e dezesseis a distância. Das presenciais, trinta e seis ocorreram na Aldeia Meruri, geralmente, uma vez ao mês, e doze nas dependências da Faculdade Cathedral. Os resultados do projeto foram positivos, no sentido de ter contribuído para que os professores recriassem suas práticas de alfabetização e se sentissem mais confiantes, otimistas e motivados em relação a esse processo. Durante os encontros formativos, os professores relatavam que as crianças se motivavam mais em aprender, quando faziam uso de histórias, de teatro, de jogos e de atividades diversificadas. Além disso, esses encontros aproximaram mais os profissionais que atuam na própria escola dos demais profissionais e instituições envolvidos no projeto.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.