O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) PARA ALUNOS COM SURDEZ/DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA REDE MUNICIPAL DE NAVIRAÍ/MS1

Jayne Alves da Silva, Giovani Ferreira Bezerra

Resumo


Este artigo tem como objetivo investigar como acontece o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com surdez/deficiência auditiva, matriculados em escolas comuns municipais de Naviraí/MS. Para tanto, empreende-se uma pesquisa qualitativa, de caráter analítico-descritivo, com a realização de estudos bibliográficos e entrevistas semiestruturadas destinadas a professores regentes de três escolas municipais, a uma professora da Sala Recursos Multifuncionais (SRM) e à coordenadora de inclusão escolar da rede municipal de ensino. Os estudos bibliográficos foram pautados nos documentos publicados pelo Ministério da Educação (MEC), na legislação sobre educação inclusiva e autores que discorrem sobre o conceito de surdez/deficiência auditiva e sobre AEE. Além disso, a fim de garantir maior fidedignidade ao estudo e, no intuito de se confrontar discursos e práticas docentes, realizaram-se sessões de observação não participantes, nas escolas pesquisadas. Os dados coletados foram organizados em três categorias: o AEE para alunos com surdez/deficiência auditiva na rede municipal de Naviraí/MS; a atuação do professor especialista na sala de recursos multifuncionais da mesma rede; o trabalho dos professores das salas de aula comuns com alunos com surdez/deficiência auditiva. Os resultados indicaram a ausência de conhecimento sobre o AEE, o despreparo dos profissionais que atendem alunos com surdez/deficiência auditiva, a falta de planejamento em ações que envolvam tais alunos e a invisibilidade deles, no espaço escolar.

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ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


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Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

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