A PANELA DE PRESSÃO E A FÍSICA, COMO MÉTODO PEDAGÓGICO DO COTIDIANDO À INCLUSÃO DE EXPERIMENTO CIENTÍFICO

Edemilson Botelho Rodrigues, Leandro Mendes Possamai

Resumo


A Física, para muitos estudiosos trata ser a ciência fundamental do universo. O termo vem do grego, tendo como a ciência que estuda as propriedades da natureza, considerada ser entre outras, a disciplina mais antiga, além de ter como sinônimo a filosofia, química e certos ramos da matemática e biologia. Como ciência, a física faz uso do método científico, baseando-se na matemática e na lógica para a formulação de seus conceitos, do mesmo modo uma ciência experimental. Entre as principais teorias da Física, destaca-se a mecânica clássica, o eletromagnetismo, a relatividade, a termodinâmica e a mecânica quântica. Este trabalho tem como objetivo despertar no aluno o senso crítico, voltado a pesquisa científica ao conhecimento da física, e assim, construir método pedagógico na inclusão de experimentos, voltado ao ensino médio, com as relações entre calor e trabalho, além de estudar transformações gasosas particulares sob o ponto de vista energético, assim como o funcionamento das máquinas térmicas. Para a realização deste trabalho utilizou-se pesquisas bibliográficos e vários experimentos com alunos do ensino médio. A abordagem dada às informações foi qualitativa permitindo melhor visualização à aprendizagem junto com os alunos. A partir dos experimentos aplicados constatou a uma diferenciação de experimento aplicado e nova forma de avaliar e aplicar estudos voltados ao Ensino Médio, com dinamismo criando ampla visão, para novos formatos de experimentos a ser aplicado.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.