ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESAFIO PARA OS ALFABETIZADORES

Nanci Nunes Barroso da Silva, Marilene Marzari

Resumo


Este artigo tem como objetivo principal compreender o processo de alfabetização das crianças que frequentam a 2ª fase do I ciclo do Ensino Fundamental, em uma Instituição Pública Estadual de Barra do Garças/MT. Além desse objetivo, outros foram definidos: conhecer a proposta de alfabetização do Estado; observar o processo de alfabetização; identificar o método de alfabetização utilizado na sala de aula; verificar a relação estabelecida entre alfabetização e letramento. A metodologia qualitativa permeou toda a pesquisa e contou com a utilização dos procedimentos de observação, entrevista semiestruturada e análise documental que auxiliaram no levantamento dos dados, para melhor compreensão do processo. Os estudos de Cagliari, Soares, Carvalho, Albuquerque, Galvão e Leal, entre outros, contribuíram para ampliar os estudos sobre o processo de alfabetização e letramento das crianças. Os resultados da pesquisa revelaram que os profissionais da educação que atuam na alfabetização ainda carecem de uma maior compreensão dos conceitos de alfabetização e de letramento. Por isso, necessitam de formação mais consistente a respeito dos fundamentos teóricos e de tarefas que contemplem a alfabetização na perspectiva do alfabetizar letrando, a fim de que as crianças se apropriem da leitura e da escrita e façam uso social delas. Percebe-se que, no exercício da prática pedagógica, ainda predomina o adiamento do letramento para depois da aquisição da leitura e da escrita. Isso ratifica a ideia de que é imprescindível que os professores se aprofundem nos estudos para desenvolver atividades que venham ao encontro do alfabetizar letrando.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.