MÍDIA E INVESTIMENTO NO CONTEXTO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO: A COMUNICAÇÃO DA UNOPAR

VICTOR VINICIUS BIAZON

Resumo


Este estudo é um recorte da tese de doutorado do autor. Para que o público de interesse seja comunicado quanto aos atributos de diferenciação, prazos e condições para inscrição vestibular das Instituições de Ensino Superior privadas há a necessidade da compra de espaço publicitário para aquelas que querem investir de forma mais massiva. Desta forma esse trabalho tem como objetivo discutir sobre o cenário de investimentos em comunicação com o mercado do setor educacional superior privado. Como método foi utilizado análise bibliográfica e documental, a partir da categorização de atributos nas páginas do website oficial da UNOPAR. Como resultados percebe-se que a comunicação cria a ideia de que esse aluno foi lapidado com mais competências do que alunos do ensino presencial, por terem que se submeter ao modelo de estudo.

Texto completo:

PDF

Referências


ARNOLD, J. R. Tony. Administração de materiais: uma introdução. Tradução Celso Rimoli, Lenita R. Esteves. 1. ed. 6. reimpr. São Paulo: Atlas, 2006.

APP - Associação dos Profissionais de Propaganda (2016). Investimento publicitário soma R$ 132 bilhões em 2015. Notícias. Disponível em Acesso em: 29 mar 2017.

BAUDRILLARD, J.. A sociedade de consumo. Tradução Artur Morao. Lisboa: edições 70, 2009.

BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 2008.

BIAZON, Victor Vinicius. A comunicação de mercado no contexto da indústria do ensino superior privado no Brasil: a mercantilização de um sonho. Tese (doutorado) Escola de Comunicação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2007.

BOONE, Louis E.; KURTZ, David L. Marketing Contemporâneo. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

CONVERGECOM. (2016) Mídia e entretenimento movimentarão US$ 48,7 bilhões no Brasil em 2020. TelaViva. Disponível em Acesso em: 30 mar 2017.

EXAME.COM (2016) Kroton prevê investir R$ 193 milhões em 2017. NEGÓCIOS. Disponível em < http://exame.abril.com.br/economia/kroton-preve-investir-r-193-milhoes-em-2017/> Acesso em: 30 mar 2017.

G1 (2016) Gastos com publicidade no Brasil crescem 1% no 1º semestre. Economia. Midia e marketing. Disponível em < http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2016/07/gastos-com-publicidade-no-brasil-crescem-1-no-1-semestre.html> Acesso em: 29 mar 2017.

GIMENES, Eduardo (2016) A revolução da mídia e a evolução nos investimentos. Meio&mensagem. Disponível em < http://www.proxxima.com.br/home/proxxima/how-to/2016/05/24/a-revolucao-da-midia-e-a-evolucao-nos-investimentos.html> Acesso em: 29 mar 2017.

GOULART, Íris Barbosa; MACEDO, Rodrigo Zuquim. Estratégias adotadas pelas instituições de ensino superior da rede privada de Minas Gerais face as transformações no início do século XXI. XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA – CIGU. Florianópolis – Santa Catarina – Brasil 3, 4 e 5 de dezembro de 2014. Disponível em < https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/131433/2014-53.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em: 03 maio 2017.

GRANDES NOMES DA PROPAGANDA (2015) Luciano Huck anuncia marcas da Kroton. Disponível em Acesso em : 04 abr 2017.

INNOVARE. Pesquisa Opinião + Mercado. (2016). INFOGRÁFICO: os investimentos em mídia no Brasil. Disponível em < http://www.innovarepesquisa.com.br/blog/infografico-os-investimentos-em-midia-brasil/> Acesso em: 29 mar 2017.

LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MARCHI, Jamur Johnas. Estratégia de produção em empresas brasileiras: uma teoria fundamentada em dados. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2014.

POGGI, Jeanine. Investimento em digital vai superar TV em 2017. Tradução: Karina Balan Julio. Meio&mensagem. Marketing. Disponível em Acesso em: 30 mar 2017.

PRESSWORKS (2015) Kroton aposta em marketing digital para impulsionar marcas. Notícias. Disponível em < https://www.pressworks.com.br/noticias/kroton-aposta-em-marketing-digital-impulsionar-marcas/559> Acesso em: 04 abr 2017.

REUTERS (2017) Lucro líquido da Kroton cresce 27,8% no 4º tri, a R$ 377,7 mi. Exame.com. Negócios. Disponível em < http://exame.abril.com.br/negocios/lucro-liquido-da-kroton-cresce-278-no-4o-tri-a-r-3777-mi/> Acesso em: 04 abr 2017.

ROMEIRO, Rita. (2016) Investimentos publicitários no Brasil chegaram a 35 bilhões de reais. KANTAR Brasil Insights. Disponível em < http://br.kantar.com/m%C3%ADdia/marcas-e-propaganda/2016/abril-investimentos-publicit%C3%A1rios-no-brasil-chegaram-a-35-bilh%C3%B5es-de-reais/> Acesso em: 29 mar 2017.

SALGADO, Raquel. (2013) A cartilha do lucro da Kroton. Época Negócios. Disponível em < http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Resultados/noticia/2012/04/cartilha-do-lucro.html> Acesso em: 04 abr 2017.

SCHELLER, Marina Gazzoni Fernando. (2016) Sem Fies, faculdades apelam para o marketing. Estadão. Economia & Negócios. Disponível em Acesso em: 04 abr 2017.

SEMESP – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior. Mapa do ensino superior no Brasil. São Paulo, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.