A AVALIAÇÃO DIALÓGICA E A SUA APLICABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR

Juthsney de Oliveira, Marli Terezinha Wagner Adams

Resumo


Este artigo tem como objetivo abordar a avaliação dialógica, fundamentada na perspectiva dialética e a sua aplicabilidade no ensino superior. Para tanto, utiliza-se como metodologia de pesquisa a bibliográfica, com embasamento em obras que abordem o assunto. Propõe-se um estudo direcionado ao diálogo e ao questionamento da realidade, com o intuito de identificar o reflexo desse processo no aprendizado e na construção do conhecimento do aluno. A pesquisa leva ao encontro dos resultados positivos possíveis de serem alcançados, em sala de aula, ao se utilizar a avaliação dialógica. A análise investiga a origem do tema e a relevância da sua abordagem e, ainda, os conceitos da avaliação dialógica e qual comportamento do docente é inerente a essa avaliação. O estudo remete a ela como mudança, possibilitando a transformação baseada na contradição ao modo como se vinha fazendo a avaliação no modelo tradicional, intercedidas pelo movimento. A abordagem aprofunda o conceito da dialética bem como na sua aplicabilidade, investigando a influência na forma de pensar e agir do indivíduo e no seu desenvolvimento intelectual no ensino superior.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.