LIBRAS EM CONTEXTO: VERBAL E NÃO VERBAL NO ENSINO DE LIBRAS

Adriana Moreira de Souza Corrêa, Francileide Batista de Almeida Vieira

Resumo


A discussão em tela trata da análise das imagens e das possibilidades de letramento visual presentes no capítulo 1 do livro “Libras em Contexto”, uma importante publicação, de alcance nacional para o ensino de Libras. Buscamos identificar o trabalho com a multimodalidade e a função das imagens nas explicações e nos textos, bem como em atividades apresentadas nesse capítulo. Para isso, nos pautamos em estudos de Dionisio (2008), Gomes (2010) Rojo e Moura (2012), realizamos uma pesquisa descritiva e utilizamos o método bibliográfico, em uma perspectiva de análise qualitativa. Como resultados verificamos que, para o uso do livro é relevante que o estudante ressignifique as funções das marcas tipográficas, desenvolva estratégia de leitura das imagens, distinguindo aquelas que são representativas dos sinais de outras que apenas ilustram o texto, bem como que possa ler as glosas da Libras. Além disso, no que se refere à prática docente de uso do livro, é necessário repensar a abordagem das propostas de atividades de modo a planejar intervenções didáticas que se utilizem de textos, que são as formas de interação vivenciadas no cotidiano e a metodologia de ensino de línguas orientada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e requeridas pela Base Nacional Comum Curricular.


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ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


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