JOGOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DA REPRODUÇÃO Á CRIAÇÃO

Minéia Carvalho Rodrigues, Gislene Ferreira da Silva

Resumo


Numa perspectiva histórica perpassando os dias atuais, a sociedade tem passado por diversas transformações políticas, econômicas, educacionais e tecnológicas que influenciam nas relações culturais e sociais das pessoas. Essas características refletem o avanço das informações e da acessibilidade aos meios de comunicação. Em busca do atendimento a essas demandas, os setores responsáveis pelas políticas educacionais do Estado de Mato Grosso elaborou um documento em que sua proposta foi aprovada e homologada no final de 2018 e passou a receber oficialmente o nome de Documento Referência Curricular para Mato Grosso-DRC/MT(2018), com embasamento na Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica-BNCC (2018). Esse documento pontua a importância das tecnologias no desenvolvimento educacional, ressaltando-a em todas as áreas do conhecimento. Dessa maneira, trabalhar com tecnologias representa um desafio para o fazer pedagógico e para o professor de Educação Física, ter Jogos eletrônicos como parte do currículo implica uma complexidade perante os conteúdos da cultura corporal. Assim, com esses pressupostos de ações educativas recomendadas pelo currículo, desenvolvemos metodologias para conhecer os jogos praticados pelos alunos e propomos ao grupo uma estruturação desses jogos. Os sujeitos foram alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que participaram das ações de reestruturação e aplicação dos jogos eletrônicos no espaço escolar. Nosso referencial foi a partir dos campos teóricos da BNCC (2018), Mato Grosso-DRC/MT (2018) e teóricos da Educação Física que discutem o tema, com objetivo de desenvolver proposições didáticas que dialoguem com a base teórica, que vão além da reprodução para criação desses jogos no espaço escolar.


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ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


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